Maio Amarelo 2020 – Perceba o risco, proteja a vida
Este é o sétimo ano do Movimento Maio Amarelo e, pela primeira vez, ele precisou se reinventar. Em 2020, o movimento nacional construído em cima de contato social e reuniões de conscientização, é totalmente digital!
Promovido pela equipe do Observatório Nacional de Segurança Viária, em conjunto com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o Maio Amarelo é apoiado por diversas empresas como a Mobi7, que se preocupam com a segurança no trânsito, acima de tudo!
A Mobi7 listou 7 dicas para proteger a vida no trânsito! Vamos conhecê-las e ajudar este movimento a crescer?
Você sabe por quê o movimento acontece em maio?
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
E por quê esta cor?
O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
7 dicas para proteger a vida no transito
Cinto de segurança em primeiro lugar.
A primeira coisa a se fazer quando entra no carro, é colocar o cinto de segurança! Se isso ainda não se tornou um hábito para você, coloque em prática, afinal um gesto tão simples como este pode salvar a sua vida.
Fique atento aos seus sentidos.
A visão e a audição são essenciais para que você perceba o que está acontecendo ao seu redor no trânsito, por isso preste muita atenção em tudo que vê e ouve.
Trafegue na velocidade certa.
O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes e mortes no trânsito. Respeitar a velocidade indicada para cada via é essencial para proteger a sua vida e dos motoristas à sua volta.
Não esqueça da faixa.
E isso não vale só para os pedestres, não! Os motoristas também precisam ficar atentos e respeitar a faixa. Se o pedestre está atravessando, pare e dê a vez.
Respeite o espaço das bikes.
Manter 1,5 m de distância entre o veículo e a bicicleta é o necessário para proteger a vida de um ciclista. Se a via for apertada, diminua sua velocidade e dê a vez para ele passar.
Desconecte enquanto dirige.
Direção e celular não combinam! Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o risco de acidentes aumenta em 400% quando você usa o celular transitando. Deixe as mensagens e ligações para depois e aproveite o caminho.
Ofensas não levam a lugar algum.
E não estamos falando só de brigas e discussões: no trânsito acelerações e frenagens bruscas ou curvas em alta velocidade também são consideradas ofensas, porque podem causar danos físicos e colocar em risco as vidas de quem está trafegando.
Vamos juntos, aplicar estas dicas e garantir um trânsito mais seguro?
Maio Amarelo 2020 – Perceba o risco. Projeta a vida!