7 passos para montar uma Política de Frota

Documento que auxilia na gestão dos veículos empresariais deve ser pensado de maneira simples e eficaz

A política de frota, ou política de gestão de frota, nada mais é do que um documento que define como os veículos de uma frota serão gerenciados, independentemente de serem automóveis, caminhões ou utilitários, de pequenas, médias ou grandes empresas. Este contrato abrange as regras de utilização dos veículos, como as boas práticas de condução, regras para abastecimentos, programas de manutenção e procedimentos em caso de emergências, por exemplo. Conheça o modelo de política de frota da Mobi7 no link, clicando aqui.

Nós já falamos sobre as atitudes de “ofensas” durante o tráfego (acelerações e frenagens bruscas, curvas perigosas e excesso de velocidade) no blogpost sobre Prevenção de Acidentes. A principal função da política de frota é exatamente orientar a equipe para que esses comportamentos não sejam praticados pelos motoristas, melhorando a gestão da frota e evitando problemas como desperdício de combustível, gastos extras com manutenção, acidentes e baixa produtividade.

Por isso, separamos 7 dicas para você montar uma política de gestão de frota eficiente e simples, que pode ser aplicada para qualquer tipo de empresa que possua uma frota de veículos.

1. Entenda sua frota de veículos

Realize um mapeamento dos veículos que possui na sua frota hoje para que você entenda exatamente a rotina de cada um deles e preveja o consumo de combustível, o tempo de operação de cada um e o intervalo de manutenção de cada um deles, por exemplo. Todas essas informações são úteis para você delimitar as regras da política de frota.

Banner eBook

2. Preze pela transparência da gestão de frota

A política de frota deve ser compreendida por todos os seus colaboradores, por isso é imprescindível que ela seja clara e de fácil entendimento. Seja direto e transparente quanto às regras, para que também não haja espaço para dupla interpretação.

3. Defina métricas que melhorem a operação da frota de veículos

O gestor da frota precisa mostrar que a política foi pensada para realmente otimizar a operação, e não para simplesmente exigir atitudes dos condutores. É importante pensar em métricas que ajudem a empresa a atingir resultados melhores, deixando claro que a gestão serve para auxiliar os motoristas a cumprirem as metas definidas.

4. Priorize a segurança dos colaboradores

A segurança dos seus colaboradores precisa estar em primeiro lugar! Infelizmente, o trânsito no Brasil não é o ambiente mais seguro que existe e sua política de frota tem que prever atitudes que assegurem os motoristas, como planejar as manutenções preventivas de cada veículo e definir procedimentos em casos de acidentes.

5. Crie metas e bonifique de acordo com a gestão da frota

Zerar as ocorrências de “ofensas” e acidentes durante o horário de trabalho é um bom exemplo de meta que pode ser aplicada na política de frota da sua equipe. Assim, todos trabalham juntos para atingir a meta e podem ser bonificados de acordo com seus resultados. As bonificações ainda podem ser pensadas de acordo com o perfil de cada colaborador, incentivando-os ainda mais a atingir o resultado proposto.

6. Divulgue sua política de frota

De nada adianta uma política de frota que não é divulgada! Todos os colaboradores da sua empresa precisam estar cientes sobre as regras de utilização dos veículos. Para isso, a política pode ser montada como um contrato, que deve ser assinado depois da leitura e do entendimento de todas as normas, para que não restem dúvidas sobre a cumprimento de cada uma delas.

7. Acompanhe e atualize a política de frota

Caso você possua uma ferramenta de gestão de frota como a Mobi7, você pode enviar para cada motorista o relatório com todas as ocorrências geradas em determinado período, para que ele saiba como está dirigindo. Com isso, é possível realizar reuniões de feedbacks para acompanhar a melhora do desempenho de cada colaborador e atualizar a política de frota constantemente, sempre que sentir necessidade.

Com essas dicas, é possível criar uma política de gestão de frota simples e eficaz para otimizar o gerenciamento dos seus veículos. Quer conhecer um modelo de política de frota para aplicar na sua empresa? Acesse o link e baixe o documento, clicando aqui.

Postagens Recentes
Prevenção de acidentes