Manter a manutenção da frota em dia, é possível?

Conheça a história da Viaplan, uma empresa de engenharia que cumpre todos os prazos de manutenção dos seus veículos

Quem nunca esqueceu de tomar um remédio no horário? Ou então perdeu a data de inscrição para um evento? Manter nossos compromissos em dia nem sempre é fácil e alguns esquecimentos do dia a dia são normais, afinal esquecer é humano! Mas quando estamos lidando com a gestão de frotas, uma falha humana tão simples como esquecer de trocar o óleo pode custar tão caro quanto um motor novo.

Hoje, o setor de manutenções da Viaplan Engenharia mantém sua gestão de frotas em dia! Desde 2018, quando a empresa do setor de construção civil passou a utilizar a plataforma Mobi7 para monitorar 70 dos seus veículos, sua produtividade aumentou e nenhuma manutenção deixou de ser realizada dentro do prazo. Conheça o antes e o depois dessa história, abaixo.

 

Antes – Como viver com tanta informação?

Planilhas infinitas e correria diária resumiam a vida de Joy Tanoshi, gerente de manutenções da Viaplan Engenharia, antes de contratar a plataforma da Mobi7. A empresa de construção civil realiza diversas obras por Curitiba e região metropolitana, e controlar todos os veículos manualmente nunca foi uma tarefa fácil.

Com 160 equipamentos, dentre caminhões, utilitários e máquinas de construção, a empresa trabalhava há 30 anos sem nenhum tipo de gerenciamento de frotas. “A cada abastecimento, nossos motoristas anotavam a quilometragem do hodômetro em uma planilha, que precisava ser conferida semanalmente. Caso algum deles necessitasse de socorro no trajeto, precisavam me mandar uma mensagem com a localização onde estavam para eu ajudar à distância, dependendo do sinal de internet e dos créditos no celular, que muitas vezes nem existia. Para realizar uma simples troca de pneu, era necessário contabilizar quantos quilômetros cada caminhão da frota tinha rodado para analisar o aproveitamento da marca e do modelo que foi utilizado”, exemplifica Tanoshi. Segundo o gerente, todos estes processos dependiam das pessoas e, na maioria das vezes, eram difíceis, lentos e trabalhosos.

O profissional buscou uma solução para resolver, primeiro, o problema da localização em tempo real, que precisava chegar até ele de forma rápida e precisa. “Eu estava pesquisando ferramentas que me ajudassem a localizar os veículos e acabei encontrando um sistema muito mais completo e, ao mesmo tempo, simples, que também coleta as informações para analisar os custos da frota sem depender de planilhas e possíveis erros de digitação”, comenta. Com a Mobi7, ele encontrou um software único para rastrear, controlar as manutenções e abastecimentos, e ainda registrar a jornada de trabalho dos seus motoristas e operadores de máquinas.

 

Depois – Como é a vida sem esquecimentos?

A manutenção preventiva é um dos módulos que revolucionou a rotina de Tanoshi e trouxe economia para a Viaplan. Uma manutenção atrasada é sinônimo de gastar mais. Quando o prazo de uma troca de óleo é perdido, por exemplo, ele pode custar um motor novo! Aí, ao invés de investir R$200 em alguns litros do produto, a empresa pode precisar desembolsar até R$20 mil para trocar todo o motor.

Para organizar as revisões, a empresa cadastrou um plano de manutenção para cada veículo, totalizando cerca de 300 manutenções agendadas! O sistema da Mobi7 registra o hodômetro dos veículos em tempo real e, a cada vez que um automóvel ultrapassa a quilometragem programada, Tanoshi e sua equipe recebem um alerta por e-mail avisando que o veículo deve ser parado para realizar a manutenção. Após a realização do serviço, a tecnologia ainda permite que o gestor inclua todos os dados e custos envolvidos, para salvar um histórico de todas as revisões em uma única plataforma.

Além de não gastar mais com troca de peças quando não havia necessidade, a empresa também conseguiu otimizar sua mão de obra. Com processos mais simples e curtos, foi possível realocar os colaboradores para funções mais importantes dentro da companhia. “Além de melhorar nossa logística, a implantação do sistema motivou os funcionários e ainda diminuiu nossa ocorrências. Agora, os motoristas reconhecem quando cometem alguma ofensa no trânsito, cuidam melhor do equipamento que estão utilizando no trabalho e ainda se esforçam para atingir boas notas no ranking da plataforma”, finaliza.

Postagens Recomendadas
Olá!
Fale diretamente com a gente via WhatsApp!
Powered by
Manutenção preventiva