O automóvel da sua empresa, é um custo ou um investimento?

Saiba como o rastreamento veicular pode trazer economia para sua pequena/média empresa

2020

Blogpost | Gestão de Frotas

Quem é dono de uma pequena ou média empresa tem várias preocupações durante o dia a dia de trabalho, a maioria delas voltadas aos custos da operação. Quando estes custos não estão diretamente ligados à atividade principal, nem sempre eles recebem a devida atenção do empresário. Essa é uma realidade comum quando falamos sobre frotas de veículos!

Seus automóveis podem ser um investimento que realmente auxilia na sua operação

Os gastos acima da média com a frota geralmente acontecem por falta de gestão ou falta de informação sobre os próprios veículos, às vezes com dados que os empresários nem se lembram de pensar. Vamos dar alguns exemplos aqui:

  • Você, empresário, tem certeza do trajeto que o seu motorista fez quando ele saiu para fazer entregas?
  • Você sabe exatamente como o motorista dirige o veículo da empresa, se é de forma segura ou imprudente?
  • Você sabe por que um dos seus veículos gasta mais com abastecimentos e precisa ir mais vezes para a oficina do que o outro?
  • No fim de 30 dias, a sua operação consegue pagar os custos dos seus veículos sem dificuldades, ou depende do mês?

Se você não soube responder uma ou mais questões, talvez você precise melhorar a gestão da sua frota de veículos. Acredite: é possível que os automóveis deixem de ser um custo e passem a ser um investimento que realmente auxilia na sua operação.

E eu, Camilla, do time de Sucesso do Cliente da Mobi7, vou te explicar como! Ao final, ainda vou te apontar 7 passos para ter uma gestão de frotas eficiente e com custos reduzidos.

Rastrear para economizar

A primeira solução para resolver a falta de informação do empresário sobre o veículo que está na rua é o rastreamento veicular. Quando o rastreamento está atrelado à uma plataforma que permite fazer uma gestão da frota, isso é ainda mais eficiente.

Quando nós falamos de rastreamento veicular, pode ser que a primeira coisa que à sua mente seja a segurança contra roubos. Essa tecnologia pode oferecer muito mais do que mostrar onde o seu veículo se encontra em tempo real e bloquear o uso caso ele seja roubado.

Rastreamento veicular e gestão de frota traz economia

Ao instalar um rastreador, inicialmente ele lhe dará uma série de informações sobre o veículo além da localização, como velocidade, distância percorrida e ignição.

Com esses dados, você consegue fazer um diagnóstico completo da frota, como a produtividade dos veículos, o comportamento de direção dos seus motoristas e se os veículos estão sendo utilizados de acordo com as regras estabelecidas.

A partir daí é você pode identificar os pontos críticos e agir sobre eles, buscando a otimização da sua frota e, consequentemente, trazendo economia para a empresa.

Cuidar para economizar

Como o veículo é um ativo da empresa, muitas vezes os colaboradores não tomam os cuidados mais indicados para a utilização do veículo, o que pode trazer mais gasto de combustível e diminuir a vida útil das peças.

Com o rastreamento e a telemetria, é possível acompanhar e reduzir dois dos principais custos das empresas com a suas frotas, apontados pela Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis: combustível e manutenção.

Segundo levantamento feito pela ABLA o principal gasto está relacionado ao combustível, cerca de 35%.

Motoristas que têm um comportamento imprudente na direção, com um alto número de acelerações e frenagens bruscas, podem reduzir em 26% o rendimento do combustível do veículo. Além disso, reduzem a vida útil das peças, sendo necessário realizar trocas com maior frequência. Com a ferramenta, é possível monitorar o comportamento destes motoristas e cobrar uma direção defensiva. Isso, além de trazer segurança para seus colaboradores, ajuda a melhorar o rendimento do combustível.

Cuidados com manutenção e combustível trazem economia

O segundo maior gasto de uma empresa com a sua frota, segundo a ABLA, é com as manutenções: correspondendo à cerca de 15%.

A melhor maneira de reduzir esse custo é adotando uma política de manutenções preventivas e, novamente, o rastreamento veicular pode te auxiliar. Acompanhando o hodômetro do veículo, é possível criar alertas de manutenções. Toda vez que o hodômetro acusar a quilometragem necessária, a ferramenta envia um e-mail com o alerta e avisa que a hora de realizar a manutenção chegou. A manutenção corretiva, além de muito mais cara, impacta muito mais na operação, pois não acontece de maneira planejada e muitas vezes exige que o veículo fique parado na oficina.

Um plano de manutenções preventivas também pode ser feito de forma manual, por meio de uma planilha mesmo. Nós criamos um modelo de base gratuito para você utilizar na sua empresa, é só clicar no botão e baixar!

Alertar para economizar

Outra vantagem do rastreamento veicular é acompanhar de que maneira o veículo está sendo utilizado.

Aqui no time de Sucesso do Cliente, ouvimos inúmeros os depoimentos de empresários que identificaram que os veículos das suas empresas estavam sendo usados para fins pessoais, mesmo quando não permitido. Uso aos finais de semana, fora do expediente, trajetos desnecessários durante o dia, tudo isso aumenta – e muito! – o custo com o veículo.

Para evitar este tipo de situação, é possível criar alertas de utilização. Com eles, você será avisado toda vez que o veículo for utilizado fora do horário permitido. E para garantir que os motoristas tenham ciência sobre as regras de utilização dos veículos, é importante que você defina uma política de frotas da empresa. Ela deve ser lida e assinada pelo funcionário que vai conduzir o veículo, logo no primeiro dia de trabalho.

Criar esse documento pode te trazer algumas dúvidas, por isso nós disponibilizamos um modelo de política de frotas gratuito para você utilizar, é só clicar no botão e baixar!

Lembre-se destes 7 passos para ter uma gestão de frotas eficiente e com custos reduzidos:

  1. Ter uma ferramenta de rastreamento com telemetria e módulos de gestão;
  2. Acompanhar o plano de manutenção preventiva;
  3. Acompanhar o consumo do combustível;
  4. Definir uma política de frotas e garantir que sua equipe esteja ciente;
  5. Acompanhar o comportamento de direção dos seus colaboradores;
  6. Treinar seus motoristas para serem conscientes e responsáveis no trânsito.
  7. Definir e acompanhar os indicadores que fazem mais sentido para a sua operação.
Open chat
Olá, fale diretamente com a Mobi7 via WhatsApp