O que é carsharing e como aplicar na sua empresa

Conheça mais sobre a tendência tecnológica para o compartilhamento de veículos

A tradução do nome para a língua portuguesa já diz tudo: compartilhamento de carros. Para quem não possui um veículo próprio e precisa utilizar de vez em quando, o aluguel do automóvel por hora é uma boa opção. Ao contrário dos serviços de carona, permite que o motorista tenha mais liberdade e privacidade durante o período de uso.

Mas o que você pode não saber é que o compartilhamento de veículos também pode ser aplicado nas empresas. Quando o sistema é utilizado para frotas empresariais, ele permite otimizar o uso dos carros da companhia, que passam a ser compartilhados entre seus colaboradores.

A Mobi7 é uma das primeiras empresas brasileiras de tecnologia a disponibilizar essa solução. Conheça mais sobre o seu funcionamento abaixo.

Menos carros, mais economia

O carsharing para empresas permite que você tenha uma quantidade menor de veículos. Ao invés de cada colaborador ter seu carro, a companhia disponibiliza um conjunto de poucos carros que podem ser utilizados por todos de acordo com os compromissos de cada um, de forma organizada e moderna. Consequentemente, com menos veículos, os custos com combustível e manutenção também diminuem.

Ao diminuir a quantidade de carros nas vias, a empresa também fortalece seu lado socioambiental, impactando positivamente na mobilidade urbana, na emissão de gases poluentes e na qualidade de vida das pessoas.

Sem dor de cabeça

Algumas empresas já utilizam um modelo parecido, baseado em reservas por e-mail, coleta de chaves na portaria e controles manuais em planilhas. Tudo isso exige mais trabalho e, muitas vezes, um profissional dedicado somente à organização da frota. Com a solução de carsharing da Mobi7, a empresa não tem dor de cabeça!

Todo o processo de reserva dos veículos é realizado em uma única plataforma. O checklist do carro é feito por meio do aplicativo, assim como a organização da agenda de utilização de cada automóvel, garantindo que o mesmo carro não esteja reservado para duas pessoas com destinos diferentes ao mesmo tempo.

Depois da reserva, feita diretamente pelo usuário no local em que se encontra o veículo ou em áreas pré-determinadas, a abertura de portas é feita via BlueTooth. O sistema rastreia o veículo em tempo real por meio da telemetria e registra como o motorista está dirigindo através de algoritmos de Driver Behavior e Ecodriving.

Após o uso, a devolução do veículo também é feita pelo próprio usuário, que deve deixar a chave dentro do automóvel para a utilização do próximo colaborador. A plataforma ainda pode conter módulos para auxiliar na manutenção do veículo e no abastecimento, dentre outras vantagens.

Carona solidária dentro da empresa

O sistema de compartilhamento de carros também permite identificar usos em locais e horários similares e sugerir caronas entre os colaboradores. Assim, eles podem comparecer a reuniões realizadas em lugares próximos no mesmo horário utilizando apenas um veículo, por exemplo.

Por isso, o sistema não funciona apenas por diárias, mas também para usos específicos em curtos períodos de tempo. Através desse serviço são criadas redes de troca e colaboração que podem ser muito benéficas, tanto para a empresa quanto para seus funcionários.

 

A Mobi7 possui a tecnologia perfeita para melhorar a gestão de frotas da sua empresa. Conheça os planos de carsharing aqui.

Postagens Recentes
7 benefícios do rastreamento veicular