Os 4 principais tempos para se ter em mente referente à jornada do motorista

A lei 13.103 de 2015, mais conhecida como “Lei do tempo de direção”, regulamenta o exercício da profissão de motorista rodoviário, com ênfase no controle e regulamentação da jornada de trabalho e no tempo de direção contínuo. Essa lei institui alguns tempos de jornada e direção que devem ser respeitados pelos motoristas e controlada/registrada pelo empregador.

Abaixo, segue o resumo dos principais tempos que devem ser controlados:

É de papel do motorista garantir o cumprimento desses tempos na jornada, mas é crucial para os empregadores terem todos esses registros de jornada para possuir maior segurança que seus motoristas ou mesmo agregados estejam cumprindo a lei para seus transportes.

A lei prevê que esse controle pode ser realizado via papeleta, computador de bordo, tacógrafo ou meios eletrônicos idôneos, incluindo rastreadores. A principal vantagem de ter essas informações coletadas pelo rastreador é ter a informação em tempo real e pronta numa plataforma web, sem depender de esperar o fim da viagem para se obter as papeletas ou discos de tacógrafos de forma manual.

Quer saber mais sobre o relatório de jornada do motorista da Mobi7? Entre em contato conosco através de contato@mobi7.com.br

Postagens Recentes