Conheça os 7 passos para montar uma política de frota que auxilia na gestão dos veículos empresariais
A política de frota, ou política de gestão de frota, nada mais é do que um documento que define como os veículos de uma frota são gerenciados, independente de serem automóveis, caminhões ou utilitários, de pequenas, médias ou grandes empresas.
Este contrato abrange as regras de utilização dos veículos, como as boas práticas de condução, orientações para abastecimentos, programas de manutenção e procedimentos em caso de emergências, por exemplo.
Para ajudar o Gestor de Frota nesta função, a Mobi7 criou um modelo de política de frota gratuito! Basta fazer o download e adaptá-lo para as regras de uso dos veículos da sua empresa. Fácil, né?
Você já deve saber que as chamadas “ofensas” no trânsito são as principais causas de acidentes, não é mesmo? Acelerações e frenagens bruscas, curvas perigosas e excesso de velocidade estão nos primeiros lugares dessa lista!
A principal função da política de frota é orientar a equipe para que esses comportamentos não sejam praticados pelos motoristas, prevenindo acidentes de trânsito, melhorando a gestão da frota e evitando problemas como desperdício de combustível, gastos extras com manutenção e baixa produtividade dos veículos.
Por isso, listamos 7 dicas para você montar uma política de gestão de frota eficiente e simples, que pode ser aplicada para qualquer tipo de empresa que possua uma frota de veículos.
Vamos conhecer?
1. Entenda sua frota de veículos
Realize um mapeamento dos veículos que possui na sua frota hoje para que você entenda exatamente a rotina de cada um deles!
Preveja o consumo de combustível, o tempo de operação de cada um e o intervalo de manutenção de cada um deles, por exemplo – todas essas informações são úteis para você delimitar as regras da política de frota.
2. Preze pela transparência da gestão de frota
A política de frota deve ser compreendida por todos os seus colaboradores, por isso é imprescindível que ela seja clara e de fácil entendimento.
Seja direto e transparente quanto às regras, para que também não haja espaço para dupla interpretação.
3. Defina métricas que melhorem a operação da frota de veículos
O gestor da frota precisa mostrar que a política foi pensada para realmente otimizar a operação, e não para simplesmente exigir determinadas atitudes dos condutores.
É importante pensar em métricas que ajudem a empresa a atingir resultados melhores, deixando claro que a gestão serve para auxiliar os motoristas a cumprirem as metas definidas.
4. Priorize a segurança dos colaboradores
A segurança dos seus colaboradores precisa estar em primeiro lugar!
Infelizmente, o trânsito não é o ambiente mais seguro que existe, e sua política de frota tem que prever atitudes que assegurem os motoristas, como planejar as manutenções preventivas de cada veículo e definir procedimentos em casos de acidentes.
5. Crie metas e bonifique de acordo com a gestão da frota
Zerar as ocorrências de “ofensas” e acidentes durante o horário de trabalho é um bom exemplo de meta que pode ser aplicada na política de frota da sua equipe.
Assim, todos trabalham juntos para atingir a meta e podem ser bonificados de acordo com seus resultados. As bonificações ainda podem ser pensadas de acordo com o perfil de cada colaborador, incentivando-os ainda mais a atingir o resultado proposto.
6. Divulgue sua política de frota
De nada adianta uma política de frota que não é divulgada!
Todos os colaboradores da sua empresa precisam estar cientes sobre as regras de utilização dos veículos. Para isso, a política pode ser montada como um contrato, que deve ser assinado depois da leitura e do entendimento de todas as normas, para que não restem dúvidas sobre o cumprimento de cada uma delas.
7. Acompanhe e atualize a política de frota
Caso você possua uma ferramenta de gestão de frota como a Mobi7, você pode enviar para cada motorista o relatório com todas as ocorrências geradas em determinado período, para que ele saiba como está dirigindo.
Com isso, é possível realizar reuniões de feedbacks para acompanhar a melhora do desempenho de cada colaborador e atualizar a política de frota constantemente, sempre que sentir necessidade.
Com essas dicas, é possível criar uma política de gestão de frota simples e eficaz para otimizar o gerenciamento dos seus veículos.
Quer conhecer um modelo de política de frota pronto para aplicar na sua empresa?
Preencha o formulário e faça o download do documento agora mesmo: