Conheça as novas medidas globais para redução de acidentes de trânsito e aplique a conscientização no seu dia a dia
Em setembro deste ano, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o período de 2021 a 2030 como a segunda década de ação pela segurança do trânsito. A primeira década, realizada entre 2011 e 2020, foi a ação que deu início à campanha Maio Amarelo. Na época, os acidentes de trânsito matavam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano. O último dado divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o número de mortes em acidentes de trânsito ultrapassou 1,35 milhão em 2018.
A meta desta segunda década de ações é reduzir em, pelo menos, 50% o número de lesões e mortes decorrentes de acidentes de trânsito em todo o planeta.
Confira as 12 metas globais definidas para o período clicando aqui!
No Webinar “Rodovias que perdoam”, realizado no mesmo mês pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, foram exploradas as aplicações das novas tecnologias relacionadas às vias e rodovias. Para quem não conseguiu acompanhar, o vídeo está disponível no site do Observatório.
Como participante do programa Laço Amarelo, promovido pelo órgão, a Mobi7 faz parte do time de empresas que apoiam as ações nacionais planejadas para este período.
Por isso, vamos relembrar dicas simples que podem ser aplicadas no dia a dia da sua equipe para evitar acidentes de trânsito:
Manter o distanciamento na via
O distanciamento social não é uma indicação só para o período de quarentena, ele é uma obrigação na rotina do trânsito, afinal manter a distância segura do carro da frente também pode salvar vidas.
Geralmente, o indicado é manter a distância média de quase 2 carros. Apesar do Código de Trânsito Brasileiro não delimitar uma distância mínima, é preciso ter bom senso e entender qual é o tempo médio de reação e frenagem do seu veículo.
Respeitar os limites de velocidade
De acordo com a OMS, um aumento na velocidade média está diretamente relacionado tanto à probabilidade de ocorrência de um acidente quanto à gravidade das suas consequências. Por isso, respeitar o limite é essencial!
Com a ajuda da plataforma Mobi7, você consegue mapear este tipo de ofensa cometida pelos seus veículos, e conscientizar seus motoristas a cumprirem com o limite estabelecido dentro da sua política de frotas.
Você ainda não possui um documento para orientar o uso da sua frota? Então conheça os 7 passos para montar a sua política.
Fazer a manutenção periódica dos veículos
Muitas ocorrências de trânsito acontecem devido à problemas mecânicos apresentados de forma repentina, que fazem os automóveis pararem na pista ou perderem o controle.
Estes cuidados são ainda mais importantes antes de pegar a estrada: verificar o nível de água do radiador, o nível de óleo do motor e do freio, a pressão e o estado dos pneus, o funcionamento de faróis e lanternas e até mesmo a buzina.
A gente dá mais dicas sobre isso no Guia 7 Itens Básicos da Manutenção Preventiva