Saiba como a gestão de frota se assemelha com a Stock Car

A telemetria veicular é uma tecnologia que possibilita que, remotamente, sejam coletados dados sobre um determinado veículo. Por meio desse sistema, que é útil tanto na gestão de frota veicular quanto no automobilismo, é possível verificar dados de comportamento do motorista – como velocidade média e distância percorrida – e do veículo, como consumo de combustível e temperatura do motor.

Por Mobi7

2021

Blogpost | Mobi7

Assim como os dados coletados pelo sistema de telemetria ajudam na performance dos pilotos a cada corrida, eles podem ser aliados à gestão da frota para melhorar as estratégias dos condutores da sua empresa. 

Abordamos esse assunto no último webinar do ano promovido pela Mobi7, com o tema “Telemetria e performance – como a gestão dos dados da sua frota se parece com a de uma equipe da Stock Car”, e resumimos os pontos principais neste blogpost.

Nessa transmissão, contamos com a participação de três convidados especiais: o líder do campeonato da Stock Car em 2021, Gabriel Casagrande, o chefe de equipe Pole Motorsport Joselmo Barcik (conhecido como Polenta), e o líder do time de Produtos e Sucesso do Cliente na Mobi7, Jorge Lucavei – que é formado em Engenharia Eletrônica e trabalha no mercado de rastreamento e telemetria veicular desde 2014.

Telemetria na gestão de frota e na Stock Car

A telemetria é utilizada na gestão de frota para buscar uma melhor eficiência para operação, reduzir custos e aumentar a segurança da frota. Com ela, é possível entender como está o consumo de combustível, a frequência de manutenções e o comportamento de direção dos motoristas, por meio do levantamento de ofensas cometidas no trânsito. A tecnologia também permite avaliar se a quantidade que esses veículos estão rodando é condizente com a franquia contratada e se os veículos estão sendo utilizados para fins profissionais ou particulares. Com base em todos esses dados, é construído um plano de ação junto com o gestor de frotas. 

Na Stock Car, o chefe de equipe – como o Joselmo Barcik, participante do Webinar – utiliza essas informações levantadas pela telemetria para, junto da equipe, pensar em estratégias para as corridas.

É aí que podemos fazer um paralelo com o nosso universo, em que o gestor de frotas, que seria o chefe de equipe da Stock, precisa compartilhar essas informações com outros integrantes da equipe, como os motoristas (pilotos) e os responsáveis pela gestão do trabalho.

“Assim como acontece numa equipe de automobilismo, se não houver um bom engajamento e boa participação de todo mundo nesse processo, é muito difícil de conseguir atingir resultados”, defende Jorge Lucavei. 

Mas há uma diferença curiosa aqui: enquanto a telemetria na gestão de frota ocorre em tempo real, na Stock Car os dados são armazenados e analisados somente após o final da corrida. De acordo com o regulamento da Stock Car, as informações não podem ser passadas ao vivo. “A partir disso, tiramos várias métricas para entender sinais vitais do carro e sinais de performance”, explica Joselmo Barcik. 

“Quando o carro para, um técnico coleta todos os dados com um cabo. Esses dados vitais do carro me auxiliam muito para evoluir na pilotagem, aumentando o meu desempenho, assim como a durabilidade do meu carro”, detalha Gabriel Casagrande. 

Para o automobilismo, uma boa produtividade é um carro que dura mais tempo na pista e nas provas, além de ter condições de atingir uma boa velocidade. Para o gestor de frotas, a velocidade precisa ser controlada de acordo com a via. “De maneira similar, na gestão de frota, precisamos evitar que ocorram sinistros e manutenções corretivas que reduziriam a produtividade da empresa”, complementa Jorge Lucavei.

O valor da coleta de dados na gestão de frota

Quando um veículo fica 24 horas por dia com um motorista é preciso entender se ele está sendo usado da maneira correta, respeitando a regra de sua empresa que permite o uso do veículo fora do horário de trabalho. Conversar com um gestor de frotas é imprescindível para entender as dores que existem hoje no setor e demonstrar o valor de uma plataforma amigável para a execução das tarefas do dia a dia e na tomada de decisão. 

Ao contrário do que muita gente pensa, um sistema como o da Mobi7 pode ajudar muito a construir esse relacionamento entre gestão de frota e motorista de forma saudável e confiável. 

“É preciso que o motorista se preocupe em fazer o que é correto. Quando há a gestão de indicadores, o detalhamento ajuda a identificar quem são os melhores e os piores condutores em cada um dos quesitos. Isso é bom para os dois lados: o motorista sabe que não está sendo avaliado injustamente e a gestão de frota consegue ter um controle melhor e gratificar quem está fazendo um bom trabalho”, finaliza Jorge Lucavei.

Ferramentas de gestão de frotas, como a solução da Mobi7, estão muito além de um simples rastreamento. Além da localização do veículo em tempo real, é possível coletar diferentes dados relacionados ao comportamento do motorista para otimizar estratégias, engajá-los e até criar um programa de recompensas, em que os condutores podem ser recompensados por boas atitudes no trânsito. Para conhecer a Mobi7 na prática, você pode solicitar uma demonstração guiada gratuita.

Aproveite para ver ou rever o webinar completo sobre telemetria, performance e dados para encontrar mais dicas de como otimizar a gestão de frotas da sua empresa!

×