Roubo de veículos de frotas: como identificar rapidamente e recuperá-los?

Por Mobi7

2022

Blogpost | Mobi7

O roubo de veículos é um dos crimes mais cometidos no Brasil, representando mais de 70% dos atos criminosos do país. Por isso, empresas que trabalham com frotas estão sujeitas a terem baixas a qualquer instante, seja qual for a localidade dos seus trajetos. Como não podemos impedir o crime, uma das melhores soluções para recuperar os veículos é uma gestão de frotas com rastreamento veicular, pois, por meio dessa tecnologia, é possível até mesmo descobrir que o veículo foi roubado antes de o motorista informar o roubo.

A gestão de frotas é essencial para combater o roubo de veículos


Fazer uso de tecnologias de rastreamento de veículos e de telemetria, como a ferramenta da Mobi7, pode ser essencial para a recuperação do ativo. Para serem efetivas, as tecnologias devem estar aliadas à uma boa gestão de frotas da empresa, pois nem sempre o motorista será capaz de avisar rapidamente que foi roubado. Logo, o gestor deve estar atento aos detalhes da operação para identificar se alguma rota foi desviada e acionar rapidamente a polícia.

Isso é ainda mais efetivo quando a empresa possui uma Política de Frotas e quando o gestor  realiza um mapeamento frequente sobre o perfil de utilização dos ativos.

“Conhecer a forma de direção dos condutores facilita a identificação de problemas ou qualquer ‘sintoma’ relacionado ao roubo e agiliza a realização das ações necessárias o quanto antes”, explica Gustavo Lázaro, gerente de Marketing da Mobi7.

Assim, é possível identificar o roubo de veículos a partir dos dados que vão além do rastreamento, analisando o comportamento do motorista. Informações sobre comportamentos diferentes na direção, como saída do trajeto tradicional ou da rota esperada são dois exemplos de grande importância para que o gestor identifique que há um problema e acione uma emergência o quanto antes.

 

Como o gestor de frotas deve sinalizar o roubo de veículos? 

Dois detalhes são fundamentais para que a empresa de telemetria auxilie na recuperação efetiva do veículo que possui um rastreador:

  • Avisar a equipe de tecnologia em até 2 horas após o crime;
  • Certificar-se que o equipamento está funcionando e sinalizar também as condições do roubo (como as mudanças de comportamento de direção indicadas anteriormente). 

As recuperações são até três vezes mais efetivas em casos em que a empresa de tecnologia – como a Mobi7 – é avisada em até 2h após o incidente, se comparado a períodos mais longos! Lembrando que é fundamental que o equipamento de rastreamento esteja funcionando antes do roubo.

Quanto mais rápido e detalhado for o caso, mais cedo a empresa de tecnologia consegue acionar a empresa de recuperação e dividir todos os dados relevantes para a busca. “Uma tecnologia com uma baixa incidência de problema também contribui para uma recuperação de ativo, por isso é importante prestar atenção e garantir que o equipamento da sua frota esteja funcionando regularmente”, explica Jeferson Luis Tobias, responsável por ocorrências na Mobi7.

No caso da Mobi7, o rastreamento dos veículos se dá pela telemetria. “Orientamos aos nossos clientes que o primeiro passo ao identificar o roubo ou furto de veículo é entrar em contato conosco, por qualquer um dos canais que temos disponíveis, telefone (41 3093-5017), WhatsApp (41 98868-8039), e-mail ou pelo formulário do site”, complementa. Nosso serviço é 24h.

É a empresa de rastreamento que faz a recuperação do veículo? 

Geralmente, não! Enquanto há empresas que mantêm as informações de localização do equipamento/veículo – como a Mobi7 – existem aquelas que são responsáveis pela recuperação após o roubo de veículos, como a RNS Serviços Inteligentes. “Assim, a Mobi7 entra com a tecnologia e a RNS, com a equipe de campo, e as duas, em conjunto atuam na recuperação dos veículos”, detalha Jeferson.

A RNS, por meio de sua rede de agentes espalhadas no Brasil todo, consegue chegar com agilidade ao ponto exato da localização informada através do dispositivo de rastreamento, e agir com cautela e segurança na busca da recuperação e preservação do ativo, visando minimizar os danos e perdas do nosso cliente.

“O acionamento policial é feito pelo nosso time em campo e também pela central de atendimento, buscando sempre o apoio dos órgãos públicos para nos amparar durante as ações de buscas, abordagem, recuperação, liberação e remoção do ativo caso necessário”, explica Marcelo Nascimento Gonçalves, gestor de prestadores e novos negócios na RNS Serviços Inteligentes. 

Todos os procedimentos realizados em campo são acompanhados de perto pelo time e, em casos de localização e recuperação do veículo, o acompanhamento acontece desde a chegada ao local, até a remoção do veículo via guincho para um local seguro.

“Se o veículo não for recuperado imediatamente, são realizadas buscas minuciosas e o alerta policial continua sendo realizado no intuito de encontrar o ativo pelas imediações da última posição”, complementa Marcelo. Todas essas informações são repassadas ao cliente com todos os detalhes do andamento do atendimento e demais informações pertinentes ao caso.

Lembrando que é de extrema importância para o apoio policial que o Boletim de Ocorrências seja realizado pelo locatário/cliente, pois só dessa forma também haverá um auxílio efetivo das forças policiais da região.

Quer saber mais sobre como a telemetria pode auxiliar na gestão de frotas da sua empresa? Entre em contato com nossa equipe e agende uma demonstração gratuita da nossa plataforma. 

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