O que é o V2X (vehicle-to-everything) e como ele é uma evolução para carros conectados e inteligentes

Por Mobi7

2022

Blogpost | Mobi7

O setor automobilístico é uma das áreas com maior renovação de tecnologias que buscam a segurança e a praticidade do motorista. Uma, que desponta como o futuro próximo dos carros conectados e inteligentes, é o V2X, ou vehicle-to-everything (veículo para tudo, em português), que promete criar uma rede inteligente de trânsito.

A evolução da tecnologia automobilística é evidente nos últimos anos: mesmos os modelos de entrada das montadoras já vêm de fábrica com centrais multimídias avançadas e diversos pacotes de tecnologia. Em relação aos veículos intermediários e topo de linha, as evoluções são ainda maiores – não é difícil encontrar modelos com assistente de estacionamento, frenagem automática e sistemas de auxílio à condução.

Porém, enquanto as tecnologias mais comuns geralmente oferecem mais benefícios somente ao motorista do veículo no qual estão instaladas, o V2X promete beneficiar o trânsito como um todo.

O que é o V2X?

O V2X se trata de uma proposta de conectar o carro com tudo ao seu redor, tornando o trânsito mais confortável, eficiente e seguro. Isso é feito por meio da IoT, ou Internet das Coisas, termo que se refere à possibilidade de conectar qualquer coisa à internet, em serviços ou aplicações via web, ou em smartphones disponíveis na nuvem.

“Assim, o conceito V2X se relaciona a carros conectados, autônomos e assistidos. É responsável por determinar dois padrões tecnológicos bastante conhecidos, como o DSRC, ou Dedicated short range communications (comunicações dedicadas de curto alcance em português), e o C-V2X, ou Cellular Vehicle to X (veículo celular para tudo). As duas utilizam o mesmo conceito inicial, sendo que a C-V2X é uma evolução da DSRC”, detalha tecnicamente Murilo Santos, do time de tecnologia da Mobi7.

Como o conceito V2X significa “veículo para tudo”, existem denominações específicas de conexões listadas, como V2I (veículo para infraestrutura de transporte), V2P (veículo para pedestres), V2N (veículo para rede) e V2V (veículo para veículo)

Como funciona o V2X e por que ele representa o futuro?

A contribuição da tecnologia V2X reside em impactar positivamente o coletivo, trazendo mais segurança e eficiência no trânsito.

Para ficar mais claro, Murilo Santos cita que, atualmente, no trânsito, a comunicação entre veículos e seus condutores existe, mas ainda é como no início da civilização, totalmente visual. “É só pensar nas setas, luzes de freio e nos semáforos, tecnologias que estão presentes praticamente desde a invenção do automóvel. Com o V2X, os carros poderão conversar entre si e também com vários objetos ao seu redor de forma direta e instantânea”. Por meio do vehicle-to-everything, o carro cria uma rede para perceber todos os agentes envolvidos no trânsito e cada um, equipado com a tecnologia, pode criar uma série de dados sobre a rua em que está circulando e dividir essas informações com outros veículos equipados com a mesma funcionalidade.

Com essa troca de informações em tempo real será muito simples para os computadores inteligentes de um veículo preverem, rapidamente, uma situação de colisão e atuar para evitá-la. Isso reduzirá drasticamente os acidentes.

Para se ter uma ideia da contribuição dessa tecnologia, segundo a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos Estados Unidos, 615 mil acidentes viários poderiam ser prevenidos por meio do uso de tecnologias V2X.
Além de segurança, esse sistema promove mais eficiência. Um exemplo seria, ao aproximar de um sinal fechado, o motorista saber exatamente quando irá abrir e, assim, pode ajustar sua velocidade para não ter que parar. Isso vai contribuir para reduzir os congestionamentos e para a economia de combustível.

Além de segurança, esse sistema promove mais eficiência. Um exemplo seria, ao aproximar de um sinal fechado, o motorista saber exatamente quando irá abrir e, assim, pode ajustar sua velocidade para não ter que parar. Isso vai contribuir para reduzir os congestionamentos e para a economia de combustível.

E como tudo isso é possível?

 

O 5G é a tecnologia que vai possibilitar que essa comunicação entre veículos e coisas exista, pois é uma evolução significativa com relação a tecnologias atuais de comunicação (como Wi-Fi e 4G, por exemplo).

“Com o 5G, é possível que os veículos se comuniquem entre si, diretamente, sem passar por intermediários. Como analogia, podemos pensar que a tecnologia do 4G atua como os Correios: para haver a comunicação com o destinatário, é necessário que a mensagem seja entregue por alguém (um funcionário dos Correios, por exemplo). Hoje conseguimos falar diretamente com o destinatário por meio do celular, este é o equivalente do 5G”, explica Murilo

Há anos as montadoras e empresas ligadas ao ramo tem investido pesado nesse conceito de comunicação entre veículos. Entretanto, a falta de tecnologia para “carregar” estas informações impossibilitava o avanço dessa tecnologia. Espera-se que o avanço das redes de 5G consiga romper algumas barreiras existentes.

Quem está à frente desta solução é o chip nomeado 9150 C-V2X da Qualcomm, que consegue alertar o motorista sobre a velocidade ideal; indicar quando há qualquer risco de colisão ao redor do veículo, apontando como escapar do acidente; sinalizar risco em cruzamentos; além de apontar trechos irregulares da pista, curvas e pedestres.

Apesar disso, a tecnologia V2X ainda vai demorar alguns anos para chegar no mercado. Engenheiros e programadores responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação de todos os códigos, vão precisar de mais tempo para conseguir popularizar chips e conseguir um grande número de parceiras.

Aqui na Mobi7 estamos sempre pesquisando as novas tecnologias para auxiliar na segurança da frota. Atualmente, utilizamos a telemetria para contribuir para a praticidade e monitoramento dos seus motoristas. Entre em contato com nossa equipe e agende uma

E caso você tenha se interessado em aprender ainda mais com nosso time de tecnologia, que é especializado em telemetria e soluções para o futuro da mobilidade, conheça nossas vagas disponíveis na página de carreiras.

 

×