O futuro é agora: o avanço das tecnologias automotivas
Por Mobi7
2024
BlogPost
O avanço das tecnologias na indústria automotiva está modificando a nossa experiência com os automóveis. E isso não é mais uma promessa, é uma realidade, ainda que de difícil acesso para todos.
Convidamos você a mergulhar no universo das possibilidades, por dentro da internet das coisas e da mobilidade conectada. Vamos descobrir o que já é realidade em termos de avanços tecnológicos para os carros e o que esperar dos impactos sociais dessas novidades. Divirtam-se nesse novo mundo do agora!
A indústria automotiva: como tudo começou
A discussão sobre quando e quem criou o primeiro automóvel no mundo é polêmica. Por ordem cronológica, citamos o francês Nicolas-Joseph Cugnot, que construiu um veículo rodoviário automotor em 1769. Era um trator de uso militar, com três rodas e movido a vapor, motivo pelo qual muitos não o reconhecem como o pioneiro.
Em 1832, na Escócia, Robert Anderson também desenvolveu um veículo e concorreu a esse título de inventor do transporte. O seu modelo apresentava uma grande invenção para a época: um sistema de propulsão elétrica, o que atualmente está bem em alta.
Mas é a da Alemanha a primeira referência oficial a um veículo. Em 29 de janeiro de 1886, Karl Benz patenteou um modelo também de três rodas, movido a combustão, que rapidamente teve melhorias e em 1891 já se apresentava como vemos hoje, com as quatro rodas.
Posteriormente o alemão fundou, com outro grande entusiasta do automobilismo da época, Gottlieb Daimler, uma das gigantes do meio automotivo: a Mercedes-Benz.
Réplica do Benz Patent Motorwagen – nome dado ao primeiro carro do mundo.
As inovações automobilísticas e a experiência do motorista
A indústria automotiva é um dos segmentos que mais investe em recursos tecnológicos. Por isso os avanços nessa área são tão expressivos, impactando profundamente o cotidiano das pessoas e transformando efetivamente a relação entre homem e máquina.
Listamos aqui algumas das principais inovações dos últimos anos para que possamos compreender como elas reconfiguram nosso comportamento e a nossa experiência na direção.
🟢 IMPRESSÃO EM 3D
Com a impressão em 3D, os designers automotivos podem fabricar de forma rápida e econômica o protótipo de uma peça. Essa performance permite que as empresas transformem ideias em provas de conceito mais convincentes, representativas e funcionais.
Pode-se concluir então que a tecnologia de impressão 3D impacta o tempo de produção, lançamento e disponibilidade do produto no mercado, reduzindo custos, economizando tempo, melhorando o desempenho do veículo e viabilizando novas possibilidades de design.
🟢 ADAS
A sigla da tecnologia ADAS significa Advanced Driver Assistance Systems, ou seja, Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista. Sua proposta é auxiliar o condutor na direção, simplificando suas ações e contribuindo para um trânsito mais seguro.
Esses dispositivos usam sensores e câmeras para realizar uma leitura do trânsito ao redor do ponto de observação. Após essa análise de composição, as informações são processadas por computadores a bordo, emitindo alertas sonoros ou mesmo intervindo na direção.
🟢 IOT
A IOT (ou internet das coisas) chega para facilitar a mobilidade no transporte. Com esse recurso, os carros passam a ter a tecnologia integrada, permitindo maior automatização, personalização e monitoramento de serviços.
Mais uma vez, a segurança no trânsito pode ser beneficiada: com o celular conectado à internet e associado a um veículo, além do rastreamento, é possível coletar dados do trânsito, como alagamentos, colisões, congestionamento, dentre outros.
🟢 VEÍCULOS MOVIDOS A HIDROGÊNIO
Já é real, porém apenas para um veículo no mundo. O Mirai, da fabricante Toyota, é atualmente o único carro no mundo movido a hidrogênio, com emissão zero de poluentes.
Um dos gargalos que esse recurso apresenta é a infraestrutura de abastecimento – ainda em desenvolvimento e implantação –, que compete diretamente com o carregamento de veículos elétricos, um pouco mais avançado em alguns países.
🟢 BANCO ANTISSONO
Denominado de Antisleep Seat (Assento Antissono), a tecnologia consiste em um assento com equipamentos que fazem com que o condutor retome a atenção. Entre as ações empregadas por esse tipo de assento está a vibração eletromecânica, a refrigeração ou o aquecimento, que aumentam o estado de alerta e diminuem a sonolência.
Novamente aqui a segurança é evocada por meio dessas novas tecnologias. Segundo a Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (Abramet), cerca de 40% dos acidentes ocorridos em Rodovias Federais estão relacionados a sonolência, o que confere a 3ª posição na causa das ocorrências.
🟢 ÁGUA COMO COMBUSTÍVEL
E-Diesel é o nome do novo combustível que está sendo desenvolvido na Alemanha. O novo recurso é obtido mediante a separação do hidrogênio e do oxigênio do vapor da água. Na preparação, o hidrogênio é submetido a reatores sob alta pressão e temperatura com o dióxido de carbono (CO2).
O produto resultante desse processo é o “crude azul”, um líquido sintético que, tal como o petróleo, pode ser refinado em uma espécie de biodiesel. O problema que ainda apresenta é a viabilidade comercial, que afeta a produção em larga escala.
🟢 VEÍCULOS AUTÔNOMOS
Uma das maiores entregas de 2023 foram os veículos autônomos níveis 4 e 5. Até então, os níveis 1, 2 e 3 da tecnologia eram empregados como forma de dar assistência ao motorista, por exemplo, itens que auxiliam a frenagem, a aceleração ou outros recursos de direção.
Já os níveis 4 e 5 prometem modificar a maneira como dirigimos e, até mesmo, como vivemos! Eles garantem que podem navegar sem qualquer assistência humana, o que pode diminuir os números de acidentes causados por falhas humanas.
Além disso, a tecnologia permitirá que pessoas anteriormente incapacitadas de dirigir tenham essa liberdade de mobilidade. É uma grande revolução e de alto impacto social!
🟢 CARROS ELÉTRICOS OU HÍBRIDOS
Embora não seja uma tecnologia de todo inovadora, a indústria automotiva não conseguiu emplacar esse recurso ao longo do seu desenvolvimento. Hoje, é uma grande aposta do segmento, que busca alinhar seu propósito ao da sustentabilidade.
A proposta do carro elétrico é funcionar exclusivamente por meio de baterias de íons de lítio, sendo seu reabastecimento feito por uma fonte externa de energia elétrica. Já o modelo híbrido, dispõem tanto do motor elétrico quanto do motor convencional à combustão.
Embora o investimento inicial em um veículo elétrico ou híbrido ainda seja volumoso, alguns especialistas indicam que a manutenção é baixa. Além disso, o impacto positivo no meio ambiente é enorme e deveria ser levado em conta.
A conectividade Mobi7 Localiza
Os avanços tecnológicos conferem à sociedade mais conectividade e mobilidade. Alinhada a esse cenário (que não é mais futurístico, e sim o presente), a Mobi7 Localiza oferece as mais modernas e completas soluções para a gestão de frotas.
Conheça melhor a nossa proposta de colocar o seu negócio na direção certa!
Agende de forma rápida e gratuita uma demonstração das funcionalidades da nossa plataforma. Basta acessar AQUI!