A manutenção preventiva é aquela realizada periodicamente para corrigir falhas e prevenir problemas, antes que eles aconteçam com seu veículo. Quando ela não é feita dentro do prazo, a chance do seu automóvel precisar de uma manutenção corretiva aumenta, e ela pode custar muito mais! 

 

Além do valor do conserto ser mais alto quando alguma coisa deixa de funcionar, com a manutenção corretiva você também sai perdendo em produtividade. Dependendo do problema causado, seu veículo pode ficar parado na oficina durante dias, aguardando uma peça que precisa ser trocada e que não existe mais na concessionária, por exemplo. 

Neste período, caso você não possa ficar sem automóvel, ainda vai precisar pagar o aluguel de um carro reserva para que sua operação continue rodando da mesma forma.  

Isso tudo, é claro, levando em consideração que a falta da manutenção preventiva não causou um acidente de trânsito. Neste caso, você ainda poderia acabar perdendo completamente seu veículo, e poderia colocar em risco a vida do seu motorista e de outras pessoas.  

Além da redução de custos e do aumento na segurança, a manutenção preventiva ainda traz outras vantagens, como a garantia assegurada, a proteção contra a desvalorização do automóvel e o alívio no seguro do carro.  

Preparamos um modelo de planilha de manutenção preventiva da Mobi7 para que você planeje as manutenções dos seus veículos com mais eficiência.

Manutenção em dia é economia certa 

Com a manutenção preventiva em dia, todo mundo sai ganhando!  

Ela é a forma mais eficaz e econômica de manter o veículo em bom estado, garantindo a melhor autonomia durante a sua utilização. Um automóvel com os pneus bem calibrados e com a geometria e o balanceamento em dia utiliza menos combustível, por exemplo. 

A data de manutenção preventiva depende muito do modelo e da marca de cada veículo. Via de regra, a manutenção precisa ser feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros, o que vier primeiro. Mas dependendo da conduta do motorista e das situações às quais o carro é exposto, como transitar por estradas esburacadas ou ficar muito tempo parado em congestionamentos, o intervalo entre as manutenções pode ser menor.  

Controlar as manutenções de uma frota não é pra qualquer um

Saber a data exata em que a manutenção preventiva deve ser feita no seu carro pessoal é fácil, basta acompanhar a quilometragem a cada dia e levar na concessionária ou na oficina assim que for necessário.  

Mas você já imaginou controlar esses prazos para 100, 200, 500 veículos?!  

Como saber exatamente o que foi revisado em cada um desses carros?!  

E mais, quanto será gasto para realizar todas as manutenções?! 

É aí que entra a automatização das manutenções com uma plataforma de gestão de frotas como a Mobi7, que consegue agendar automaticamente cada revisão sem depender da checagem do odômetro. Quando a data da manutenção preventiva está próxima, o sistema envia um alerta para o gestor de frotas e para o motorista, para que ninguém esqueça do agendamento.  

Além disso, a ferramenta ainda registra todos os itens que foram revisados em cada veículo e quanto custou cada manutenção, permitindo o controle de gastos e mantendo um histórico de vida dos automóveis.  

Seria o sonho de todo gestor de frotas?!  

 Caso você queira torná-lo realidade e conhecer mais sobre essa funcionalidade, agende uma demonstração gratuita e sem compromisso da plataforma.

×