O que é carsharing e como aplicar na sua empresa

Conheça mais sobre a tendência da economia compartilhada para veículos corporativos 

2020

Blogpost | Carsharing

A tradução dcarsharing para a língua portuguesa já diz tudo – compartilhamento de carros. Essa tendência da economia compartilhada é cada vez mais próxima da nossa realidade.  

Para quem não tem um veículo próprio, por exemplo, e precisa utilizar um automóvel para uma viagem ou um compromisso, o aluguel por hora ou por dia é uma ótima opção. Ao contrário dos serviços de carona, o aluguel permite que o motorista tenha mais liberdade e privacidade durante o período de uso. 

Mas você sabia que compartilhamento de veículos também pode ser aplicado dentro das empresas? 

É isso mesmo! Quando o compartilhamento é utilizado em frotas corporativas, ele permite otimizar o uso dos carros da companhia, que passam a ser compartilhados entre seus colaboradores. Mobi7 é uma das primeiras empresas brasileiras a disponibilizar essa solução de tecnologia 

Compartilhamento otimiza o uso dos veículos entre os colaboradores da sua empresa

 

Menos carros, mais economia –

Como economizar com o carsharing 

carsharing permite que você tenha uma quantidade menor de veículos dentro da sua empresaTem benefício melhor do que este?! 

Ao invés de cada um dos seus 10 colaboradores utilizarem 10 carros, a companhia pode disponibilizar cinco ou seis veículos, que vão ser utilizados por todos os funcionários de acordo com os compromissos de cada um, de forma organizada e moderna. Consequentemente, com menos veículos, os custos com combustível e manutenção também diminuem. 

Ao diminuir a quantidade de carros nas vias, a empresa também fortalece as atitudes socioambientais, impactando positivamente na mobilidade urbana, diminuindo a emissão de gases poluentes na sua operação melhorando a qualidade de vida das pessoas. 

Sem dor de cabeça para o gestor – Reserva simplificada e abertura de portas via bluetooth  

Algumas empresas já possuem poucos veículos e dividem o uso entre os seus colaboradores. Mas, geralmente, essas companhias organizam a operação com reservas por e-mail, coleta de chaves na portaria e controles manuais em planilhas... Tudo isso dá muito mais trabalho e, muitas vezes, exige um profissional dedicado somente à organização dessa frota.  

Com a solução de carsharing da Mobi7, a empresa não tem dor de cabeça! O processo de reserva dos veículos é realizado em uma única plataforma, conheça o passo a passo 

  1. O checklist do carro é feito por meio do aplicativo, assim como a organização da agenda de utilização de cada automóvelgarantindo que o mesmo carro não esteja reservado para duas pessoas com destinos diferentes ao mesmo tempo. 
  2. A reserva é feita diretamente pelo usuário no local em que se encontra o veículo ou em áreas pré-determinadas. 
  3. A abertura das portas é feita via Bluetooth, sem a necessidade de retirar a chave em um local específico.  
  4. O sistema faz o rastreamento do veículo em tempo real por meio da telemetria e registra como o motorista está dirigindo através de algoritmos de comportamento de direção, medindo a quantidade de ofensas que ele comete no trânsito. 
  5. Depoido uso, a devolução do veículo também é feita pelo próprio usuário, que deve deixar a chave dentro do automóvel para a utilização do próximo colaborador.  

A plataforma ainda pode conter módulos para auxiliar na gestão da manutenção do veículo e na gestão do abastecimento, dentre outras vantagens. Para conhecer todas as ferramentas inclusas no pacote de carsharing, clique no botão abaixo.

Vamos juntos? – Carona solidária dentro da empresa 

sistema de compartilhamento de carros também permite identificar usos em locais e horários similares e incentivar as caronas entre os colaboradores. Assim, eles podem comparecer a reuniões realizadas em lugares próximos no mesmo horário utilizando apenas um veículo, por exemplo.  

Por isso, o sistema não funciona apenas por diárias, mas também para usos específicos em curtos períodos de tempo. Através desse serviço são criadas redes de troca e colaboração que podem ser muito benéficas, tanto para a empresa quanto para seus funcionários. 

×