Como fazer a gestão de frotas de diferentes tamanhos

Por Mobi7

2022

Blogpost | Mobi7

A gestão de frotas consiste no gerenciamento dos veículos de uma empresa, usados para diferentes fins, como transporte ou prestação de serviços. A gestão de frotas de diferentes tamanhos é fundamental, pois o uso dos automóveis necessita de cuidados e investimentos, seja qual for a quantidade de veículos na sua empresa. 

Por que a gestão de frotas de diferentes tamanhos é fundamental? 

O processo de gestão de frotas vai muito além da gestão dos ativos de uma empresa e ele precisa ser realizado sempre, independentemente do tamanho da frota. Além disso, a gestão de pequenas, médias e grandes frotas também compreende a gestão da operação logística e do time de campo que trabalha utilizando aqueles automóveis.

E para compreender se a frota é eficiente ou não, ou como aumentar essa eficiência, o levantamento e a análise de dados são imprescindíveis! Informações como as datas para manutenção dos carros, o consumo de combustível, a quilometragem rodada e as rotas percorridas devem ser analisadas para que se possa pensar em estratégias e criar planos de otimização de uso que reduzam riscos e os custos.

Os dados coletados auxiliam na tomada de decisões, na resolução de problemas mais rapidamente e na economia para a empresa como um todo. Isso porque, quando a gestão de frotas é realizada, torna-se simples entender se algum processo está saindo caro demais ou está pouco eficiente. Portanto, é possível compreender se todo o potencial da frota está sendo aproveitado, independentemente do seu tamanho.

Principais problemas enfrentados na gestão de frotas de diferentes tamanhos

Mau uso dos veículos – em casos de o veículo não passar por manutenções preventivas e sofrer desgastes mecânicos que aumentam o número de manutenções corretivas.
Uso pessoal dos veículos – é preciso verificar se está ocorrendo a falta de cuidado com os automóveis e, principalmente, se eles estão sendo utilizados para fins pessoais em companhias que limitam a utilização durante o horário de trabalho.
Desperdício de combustível – quando o motorista não exerce uma direção defensiva, realizando ofensas de trânsito que resultam em um maior consumo de combustível, como frenagens agressivas e curvas em alta velocidade, por exemplo.

E as pequenas frotas?

Uma frota pequena deve pensar como frota grande! Não é porque a frota tem só 5 carros, por exemplo, que ela não precisa controlar a manutenção ou o abastecimento desses ativos.

“Esse tipo de preocupação deve existir desde cedo em qualquer empresa, especialmente nas que têm ambição de crescimento, para que quando haja mais de 100 automóveis, já exista uma gestão bem estruturada e todos os colaboradores estejam acostumados com a telemetria”, comenta Jorge Lucavei, diretor de produtos e sucesso do cliente da Mobi7.

Geralmente, o tamanho da frota é categorizado da seguinte forma: frotas pequenas (de 1 a 10 placas), frotas médias (de 10 a 100 placas) e frotas grandes (mais de 100 placas).

Mas o tipo da operação é mais influente na forma da frota funcionar do que o seu tamanho! “Os problemas que uma frota focada em serviços pode trazer são diferentes dos de uma frota de transporte. Vamos pensar em exemplos práticos: o carro usado para transportar encomendas dentro da cidade trafega em circunstâncias diferentes do que o carro que leva uma equipe de manutenção a locais remotos no interior do estado. Por isso, o primeiro automóvel pode ter mais questões relacionadas a infrações de estacionamento irregular, enquanto o segundo pode ter mais desgastes típicos de estrada de terra. E esses problemas precisam ser solucionados em frotas pequenas ou grandes”, explica Jorge.

Como, então, é possível realizar a gestão de frotas de diferentes tamanhos?

1. Comece com um diagnóstico da sua frota

Faça uma lista com todos os veículos da empresa e o tipo – se são carros, ônibus ou caminhões. Na sequência, descreva o estado de conservação de cada um deles, se estão aptos para o uso imediato ou se precisam de algum tipo de reparo.

Lembre-se de anotar quantos quilômetros cada automóvel roda por mês e quanto poderia ou deveria rodar; saiba quanto dinheiro é gasto com combustível, manutenção da frota, salários dos motoristas e de todos que trabalham na gestão da frota. Também verifique se os motoristas estão dirigindo defensivamente, sem cometer ofensas e infrações de trânsito.

2. Crie uma política de frotas

Definir metas e estabelecer meios e prazos para alcançá-las é imprescindível para a gestão de frotas de diferentes tamanhos.

 Descreva muito bem os serviços prestados pela sua frota e estabeleça algumas diretrizes, como as regras que seus colaboradores devem cumprir, assim como os direitos e as contrapartidas da sua própria empresa.

 A Mobi7 possui um Modelo de Política de Frotas exclusivo e gratuito, para você utilizar em qualquer tamanho de frota. Clique no botão abaixo e faça o download do material.

3. Utilize a tecnologia ao seu favor

As ferramentas e os processos adequados são pontos-chave para otimizar a gestão de frotas pequenas, médias e grandes.

Com as informações fornecidas pela tecnologia da Mobi7, é possível descobrir e determinar as melhores condutas de trânsito, premiar os melhores motoristas por meio de um programa de recompensas, alertar os condutores que não estão agindo de acordo com as diretrizes da empresa, economizar com combustível e manutenção, e ainda localizar o veículo em tempo real.

Quer saber mais sobre como a telemetria pode auxiliar na gestão de frotas da sua empresa? Entre em contato com nossa equipe e agende uma demonstração gratuita da nossa plataforma.

×