Todo mundo que tem um veículo sob os seus cuidados sofre com os gastos que o ativo traz. Um deles, certamente, é o desgaste dos pneus, que pode ocorrer por vários fatores, como falta de manutenção preventiva, vias deterioradas e ausência de outros cuidados. Separamos 5 dicas que vão te ajudar a saber como manter os pneus e parar de gastar – tanto – com isso.
Lembramos que pneus carecas são um perigo para você e para outros motoristas, pois estes perdem a aderência ao solo. Com isso, uma derrapagem fica muito mais fácil de acontecer, e, por consequência, um acidente.
Além disso, a legislação brasileira exige que as ranhuras do pneu tenham pelo menos 1,6 mm de distância do piso. Assim, a água da pista não interfere na rolagem dos pneus. Por isso, saber como manter os pneus é muito importante! Vamos aos 5 passos?
1. Conheça as especificações de como manter os pneus do seu carro
Nas bandas laterais dos pneus existem informações valiosas, como velocidade máxima recomendada, a capacidade de carga e a eficiência em frenagens, entre outras. Por isso, o primeiro passo é ler e interpretar essas informações para saber como manter os pneus do seu carro, especificamente.
É interessante localizar o indicador da banda de rodagem dos pneus, o TWI (tread wear indicator). Nada mais é do que as marcas entre os sulcos da borracha, indicados tanto pela sigla TWI ou pelo símbolo de um triângulo na lateral. Caso a profundidade do sulco do pneu chegue à marca do TWI, é porque já está na hora de trocar!
2. Faça o rodízio dos seus pneus
Os pneus dianteiros e traseiros de um carro têm desgaste desigual. Normalmente, os pneus do eixo dianteiro se desgastam mais rapidamente. Isso acontece porque eles trabalham com demandas diferentes em relação à frenagem, tração e carga do veículo.
O rodízio é essencial quando falamos sobre como manter os pneus, pois nivela o desgaste entre todos os pneus, aumentando a vida útil do conjunto.
Essa ação faz parte da manutenção preventiva e deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros rodados, levando em consideração o lado em que está instalado e se foi utilizado em eixo tracionado.
3. Faça o alinhamento e o balanceamento dos seus pneus
Se a direção do veículo está trepidando ou “puxando” para um dos lados, é sinal que é hora do balanceamento ou alinhamento dos seus pneus.
Esses procedimentos são essenciais para preservar a vida útil do veículo e, claro, também fazem parte de como manter os pneus em boas condições por mais tempo. Isso porque quando a suspensão está desalinhada, o desgaste no pneu será irregular, o que fará com que tenha que ser substituído antes do tempo.
Aqui também a indicação é fazer o procedimento a cada 10 mil quilômetros, ou antes, se notar os problemas na direção.
4. Atente-se para a calibragem regular
Outro ponto importante de como manter os pneus é a calibragem, já que tanto a falta quanto o excesso de pressão são prejudiciais. O ideal é calibrá-los a cada 15, 20 dias e é indicado que o procedimento seja realizado preferencialmente enquanto o pneu estiver frio, ou seja, tenha rodado no máximo três quilômetros.
Quando está com pouca pressão, o pneu irá desgastar mais as suas bordas, aumentar o consumo de combustível e diminuir a sua longevidade em torno de 30%. Eles também acabam por se deformar mais e podem sofrer danos em buracos.
Nesse caso, a precisão da direção também compromete a direção e dificulta as manobras em velocidades mais baixas.
Já com excesso, o que geralmente ocorre é a deterioração irregular da banda de rodagem central e o aumento das chances de estouro. Por diminuir a área de contato do pneu com o solo, aumenta o risco de travamento das rodas em caso de frenagem ou perda de trajetória.
Por isso, o ideal é seguir as orientações e pressão indicadas no manual do proprietário do veículo.
5. Tenha bons hábitos de direção
Seus hábitos ao volante influenciam muito no trânsito e na vida útil dos pneus. Durante o comportamento de direção é indicado evitar algumas situações:
✔ | Subir em calçadas sem guias rebaixadas; |
✔ | Deixar os pneus prensados na guia ao estacionar. Esse hábito acaba por forçar a direção e pode causar desalinhamento das rodas, além de danificar as bandas de rodagem e deformar a lateral dos pneus; |
✔ | Frear bruscamente, pois quanto mais brusco, maior o desgaste do pneu; |
✔ | Estacionar sobre poças de óleo ou solventes, já que esses produtos contam com substâncias que danificam a borracha do pneu, causando desgaste; |
✔ | Fazer curvas em alta velocidade. |
Por fim, a recapagem dos pneus é uma boa pedida?
A recapagem de pneus em casos de perda das ranhuras por conta do uso não é indicada para veículos leves! Já para os veículos pesados, a recapagem pode ser uma boa ação de como manter as condições dos pneus. Isso porque se uma dessas recapagens se soltar durante a direção, o caminhão compensa com os outros pneus e não perde tanto o controle.
Quando houver um furo no pneu, que pode acontecer quando objetos ficam presos na borracha, o reparo só pode ser feito se o dano aconteceu na parte de baixo, chamado de “banda de rodagem”.
Por outro lado, se o material foi danificado no “ombro do pneu”, que vai do início da lateral até o aro da roda, o pneu deve ser trocado. Isso é válido tanto para veículos leves quanto para os pesados, já que a lateral é onde sofre mais impacto e pode estourar facilmente quando apresenta algum vazamento de ar.
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