Comportamento de direção x manutenção – qual a relação?

Dirigir de forma prudente e segura pode reduzir o desgaste dos veículos da sua frota 

2020

Blogpost | Gestão de Frotas | Manutenção de veículos

A manutenção dos veículos, junto com o consumo de combustível, é uma das principais questões enfrentadas por empresas que possuem frotas – afinal os automóveis são ferramentas de trabalho, e como qualquer ferramenta de uso contínuo, eles sofrem desgastes mecânicos 

Para continuar funcionando perfeitamente, os veículos precisam de manutenções periódicas. Nós já falamos sobre as diferenças entre as manutenções preventivas (também chamadas de revisões) e as corretivas (que costumam ser muito mais caras) neste post Manutenção Preventiva x Manutenção Corretiva – qual é mais econômica?”, lembra?  

Mas o que nós ainda não te contamos é que a frequência e a necessidade das visitas à oficina mecânica podem mudar de acordo com a forma como o veículo é conduzido. Vamos entender melhor esta relação? 

Comece pelos itens básicos da manutenção preventiva 

A Mobi7 já te contou quais são os itens básico da manutenção preventiva: iluminação, bateria, embreagem, filtros de ar e ar condicionado, nível de óleo e água, pneus e suspensão, e freios. Todas essas partes do veículo devem ser revisadas a cada manutenção preventiva, e este check-up é bem rápido. Para saber mais detalhes sobre cada uma delas, acesse nosso Guia: 7 itens básicos da manutenção preventiva de frotas.

A data para realizar cada revisão depende muito do modelo e da marca de cada veículo. Via de regra, a manutenção precisa ser feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros, o que vier primeiro. Caso a sua frota esteja sofrendo desgastes antes desse período, pode ser que a conduta do seu motorista e as situações às quais o seu carro é exposto não sejam as melhores. 

Transitar por estradas esburacadas ou ficar muito tempo parado em congestionamentos, por exemplo, pode fazer com que o intervalo entre as manutenções seja menor, o que significa mais gastos e menos produtividade destes ativos, que deixam de operar para ficarem parados na oficina. 

Como o comportamento de direção interfere na manutenção de cada item 

O comportamento de direção avalia a forma como cada motorista dirige, contabilizando a velocidade média de tráfego dos seus veículos, assim como a quantidade de acelerações, frenagens ou curvas bruscas realizadas a cada trajeto. Para explicar melhor como este comportamento interfere nas manutenções, vamos apontar seus efeitos em cada item do veículo. 

Iluminação: 

Estar com o sistema de iluminação em dia pode evitar acidentes e infrações de trânsito. Diversos fatores podem prejudicar a iluminação e a parte elétrica externa do veículo de forma inesperada, principalmente em operações de uso severo da frota, como a trepidação das estradas, a mudança brusca de temperatura, e a ação da chuva.  Ou seja: trafegar em estradas com asfalto de má qualidade podem causar mais problemas no sistema de iluminação. 

Ou seja: trafegar em estradas com asfalto de má qualidade podem causar mais problemas no sistema de iluminação. 

Bateria:

A bateria em si não requer tanta verificação, mas é possível retardar o desgaste para aumentar sua vida útil, que costuma ser de dois anos para veículos de passeio e automóveis que trafegam mais em rodovias.

Não esquecer de desligar faróis e luzes internas e não deixar o som ligado quando o veículo estiver desligado são práticas simples que o motorista pode adotar para não descarregar a bateria completamente. Outra sugestão é evitar dar partida no veículo muitas vezes ao longo de um mesmo dia. 

Embreagem:

A embreagem só é necessária para a troca de marcha, por isso é imprescindível tomar cuidado para não dirigir com o pé em cima do pedal, mesmo que ele não esteja sendo forçado!

Este vício de direção pode causar um desgaste maior no sistema, que deve ser trocado quando o motorista percebe o pedal mais baixo do que o normal, para evitar que ela estoure. 

Pneus:

Os pneus são um dos itens mais importantes para a segurança do seu motorista e são muito prejudicados durante as ofensas de trânsito. Cada aceleração, frenagem ou curva brusca desgasta os pneus aos poucos, e quanto mais atitudes como estas, mais rápido os pneus ficarão carecas.

A legislação brasileira exige que as ranhuras do pneu tenham pelo menos 1,6 mm de distância do piso, para que a água da pista não interfira na rolagem. Em dias de chuva, andar com pneus carecas aumenta muito o risco de acidentes, tanto na estrada quanto na cidade.  

Suspensão:

Pneus carecas combinados com amortecedores desgastados causam instabilidade no veículo.

Durante uma curva em alta velocidade, um carro com o amortecedor traseiro estragado pode ter a parte traseira jogada para o lado oposto, e isso aumenta muito as chances de um acidente. 

Freios:

Por fim, o sistema que mais sofre com o mau comportamento de direção: os freios! O uso correto desse sistema é imprescindível para manter a segurança do motorista e para evitar desgastes antes do tempo (geralmente a troca é feita entre os 30 e 40 mil quilômetros rodados). 

Andar com o veículo engrenado é fator crucial! Em uma descida, a ação do freio é muito mais rápida quando o veículo está engrenado, pois o motor diminui a velocidade automaticamente e o motorista só precisa pisar no pedal do freio para finalizar a parada.

Sem a marcha engatada, quando o motorista pisa no freio, todo o peso do carro sofre ação da inércia e a única coisa que vai segurar o veículo é o atrito da partilha de freio com o disco. Por isso, quando o motorista estanca o freio desengrenado na estrada, o carro trava as rodas e vai se arrastando no asfalto. Até ele parar, pode ter causado um acidente muito grave, além de desgastar todo o sistema. 

Uma ferramenta de telemetria como a Mobi7 possui uma funcionalidade para organizar as manutenções preventivas da sua frota. Além disso, o sistema avalia o comportamento de direção dos seus motoristas, identificando a velocidade média de tráfego dos seus veículos, assim como a quantidade de acelerações e frenagens a cada trajeto 

Com estes dados, é possível relacionar as ofensas de trânsito com a quantidade de manutenções que determinado veículo precisou realizar. Assim, você gestor de frota ou empresário consegue avaliar como a condução está influenciando na frequência de manutenções e nos desgastes da sua frota. 

Para conhecer mais sobre o nosso sistema, faça uma demonstração guiada da plataforma! 

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