Segurança, eficiência e economia: entenda a importância da inspeção de frota
Por Mobi7
2024
BlogPost
Por que realizar a inspeção regularmente?
A inspeção regular da frota tem foco também na segurança do colaborador e em um trânsito mais seguro para todos.
Mas como implementar essa prática, estrategicamente, na sua empresa?
→ Estabeleça uma rotina: Defina uma programação regular para as inspeções (semanal, mensal, quinzenalmente ou conforme necessário), dependendo do tipo de frota e do uso dos veículos. Pensando nisso, desenvolvemos esta planilha de manutenção preventiva, que com certeza vai te ajudar a organizar e a agendar as inspeções de forma eficiente.
→ Treine seus colaboradores: Ter uma equipe comprometida faz toda a diferença para que as rotinas sejam estabelecidas de maneira correta e efetiva. Então forneça treinamentos específicos e crie programas de recompensas para motoristas e equipes responsáveis pela inspeção de frota.
→ Feedbacks constantes: Monitore e avalie frequentemente o desempenho da frota e as inspeções realizadas, buscando sempre a eficiência do procedimento.
Quando fazer uma inspeção de frota?
- A cada 6 meses para transporte escolar, motocicletas utilizadas para motofrete e mototáxi.
- A cada 2 anos para veículos registrados, pré-requisito para licenciamento.
- Todo ano para transporte rodoviário internacional e combinações de veículos de carga com peso bruto total combinado acima de 57 toneladas.
A inspeção acontece para determinar a manutenção regular dos veículos, a fim de evitar acidentes e gastos futuros desnecessários. Sendo assim, avalie a sua frota periodicamente.
Como avaliar a inspeção da frota?
- Avaliação mecânica e elétrica: Realizar testes de funcionamento de freios, suspensão, motor, transmissão, sistema elétrico, entre outros componentes essenciais.
- Checklist de documentação: Conferir e garantir que todos os documentos do veículo estejam atualizados, como licenciamento, seguro e registros de manutenção.
- Segurança do veículo: Realizar testes e conferir todos os equipamentos de segurança do automóvel, como cintos de segurança, extintores de incêndio* e triângulos de sinalização. *Item obrigatório nos seguintes veículos: caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e veículos de transporte de passageiros.
- Condição estética: Avaliar carroceria, pintura e vidros. Buscando danos que possam comprometer a segurança de todos e a imagem da marca.
O que a sua empresa ganha fazendo a inspeção de frota?
✅ Segurança: Inspeções regulares garantem que os veículos estejam em condições seguras de uso, evitando riscos de acidentes, trazendo mais segurança aos condutores e a todos que utilizam as estradas.
✅ Eficiência: Manter os veículos em boas condições de uso possibilita que eles fiquem menos tempo parados para eventuais reparos ou manutenção, promovendo maior produtividade.
✅ Melhor controle de frota: A inspeção preventiva fornece informações detalhadas sobre o estado dos automóveis, permitindo que o gestor faça um melhor gerenciamento, identificando oportunidades de melhorias.
✅ Economia: Resolver problemas menores antes que se tornem maiores ou mais difíceis de serem resolvidos faz com que a sua empresa economize em tempo e dinheiro.
Quer ter mais eficiência na inspeção da sua frota? Conheça a nossa ferramenta de gestão de frotas e conte com a gente para otimizar o processo no seu dia a dia! Para agendar uma demonstração gratuita, é só clicar aqui.
Agora, se você quer se manter atualizado com conteúdos inéditos sobre gestão de frotas, continue navegando no nosso blog ou acesse nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.