A manutenção dos veículos, juntamente ao consumo de combustível, é uma das principais preocupações de empresas que possuem frotas. Para que os veículos continuem funcionando perfeitamente, é preciso que sejam realizadas manutenções periódicas. O gestor de frotas, por sua vez, precisa ter controle sobre essas manutenções, para que as manutenções preventivas não se tornem corretivas, encarecendo o processo.
Lembrando que o comportamento do condutor está intimamente relacionado à manutenção dos veículos, pois a velocidade média de tráfego dos veículos, assim como a quantidade de acelerações, frenagens e curvas bruscas realizadas a cada trajeto, são essenciais para o bom funcionamento e preservação do veículo.
7 itens básicos da manutenção preventiva de frotas
Iluminação – Estar com o sistema de iluminação em dia pode evitar acidentes e infrações de trânsito, que podem acontecer caso você seja flagrado com algum problema na cidade ou nas estradas. A verificação das luzes de freio, faróis e lanternas devem ser realizadas periodicamente, a cada 15 dias e todas as vezes antes de uma viagem.
Bateria – Para que seus motoristas não sejam prejudicados no dia a dia de trabalho, alguns cuidados devem ser tomados na forma de uso. A bateria em si não requer tanta verificação, mas é possível retardar o desgaste para aumentar sua vida útil, como não esquecer de desligar faróis e luzes internas e não deixar o som ligado quando o veículo estiver desligado.
Embreagem – O funcionamento da embreagem acontece em todas as trocas de marcha, mas sua principal função está no arranque, momento em que geralmente acontece algum problema.
Filtro de ar e ar-condicionado – A indicação de revisão dos filtros muda de acordo com o fabricante do veículo. Mas o filtro de ar-condicionado pode ser verificado em todas as revisões, afinal a saúde do motorista é o mais importante.
Saiba mais sobre cada um dos itens acima e tenha acesso aos três restantes baixando o nosso ebook de manutenção dos veículos de maneira preventiva.
Hora de realizar o cadastro das manutenções
É muito simples cadastrar a manutenção, já que a plataforma Mobi7 permite que você crie uma gestão automatizada das manutenções dos seus veículos, lhe avisando por e-mail sempre que chegar próximo da hora de realizar uma das suas revisões, com base na quilometragem.
Com isso, você pode adotar uma política de manutenções preventivas, que têm custo muito mais baixo e vão impactar menos a sua operação, visto que você poderá planejar a parada do veículo para ir à oficina.
Para isso, só é necessário acessar o módulo de manutenções e adicionar manutenção. O cadastro é feito com base nos odômetros e a sua atualização acontece em tempo real dentro da plataforma. Quando ela identifica que o odômetro do veículo chegou na quilometragem programada, ela automaticamente gera um alerta e envia para o e-mail dos responsáveis.
Como identificar que é a hora da manutenção dos veículos?
Para quem contrata o pacote de serviços mais completo, disponibilizamos, na plataforma, um painel chamado Dashboard, que tem como objetivo facilitar o acompanhamento de alguns dos indicadores da sua frota.
Lá é possível se deparar com diversos indicadores, inclusive o de manutenções. Se estiver verde, é porque a manutenção daquele veículo está em dia; caso esteja amarelo, significa que faltam mil quilômetros ou menos para a próxima manutenção deste veículo acontecer; vermelho aponta manutenções atrasadas; e cinza indica quando não existem manutenções em aberto no cadastro deste veículo.
Outro indicador é o comportamento de direção. Com ele, da mesma forma que com o indicador de manutenção dos veículos, as cores apontam como os condutores estão dirigindo. Se este indicador estiver vermelho, significa que o veículo está sendo conduzido de forma agressiva e isso pode aumentar a chance da execução de uma manutenção corretiva.
Facilite a gestão de frotas e não perca dinheiro com manutenções corretivas. Entre em contato com nossa equipe e agende uma demonstração gratuita da nossa plataforma e tenha menos gastos no final do mês!