Entrega por drones já é realidade no Brasil

Entenda a regulamentação brasileira para operação comercial com aeronaves pilotadas remotamente na entrega de produtos

Por Mobi7

2022

Blogpost | Mobi7

Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com drone no Brasil. Essa autorização permite que o modelo de aeronave remotamente pilotada DLV-1 NEO, da fabricante Speedbird Aero (especialista em logística com drones), opere comercialmente em rotas BVLOS, sigla em inglês para Beyond Visual Line of Sight, que significa além da linha visual do piloto.

Na prática, o drone poderá realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambientes urbanos, atentando para as margens de segurança estabelecidas no projeto. Porém, a entrega do produto não será realizada diretamente para o destinatário e sim para um ponto de coleta, onde um entregador receberá e levará a encomenda até o cliente. 

De qualquer forma, a permissão da ANAC merece destaque tanto pela aprovação do primeiro equipamento quanto pela aplicação na entrega de mercadorias, o que abre o leque de possibilidades no país. 

Regras de segurança

Não sobrevoar pessoas, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação e as condições meteorológicaso as principais margens de segurança estabelecidas pela Agência para a operação comercial do drone DLV-1 NEO.

Lembrando que a autorização da ANAC vale apenas para o modelo específico da fabricante Speedbird Aero. As empresas que desejam utilizar esse tipo de serviço precisam se atentar aos aspectos legais e solicitar a permissão junto à Agência.

Expectativa x Realidade 

Fora do Brasil, a empresa Amazon promete iniciar a entrega por drones ainda em 2022, que será testada na pequena cidade de Lockeford, localizada na Califórnia, nos Estados Unidos. Porém, apesar de ser inédito para a Amazon, estabelecimentos como o Walmart já realizam essa modalidade de entrega em terras norte-americanas.  

Na China, o serviço já se tornou realidade por meio da companhia JD.com, que tem como objetivo realizar entregas em áreas mais remotas, onde a infraestrutura e o setor de transportes não são muito desenvolvidos.

Em terras brasileiras, a empresa iFood, especializada principalmente em entrega de alimentos, em parceria com a fabricante Speedbird Aero, realizou testes em um shopping em Campinas (SP) e atualmente realiza entregas intermunicipais entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe.

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