O gestor de frota tem grande valor para a operação de qualquer frota, pois o seu trabalho vai além de só controlar onde está cada carro. Esse profissional precisa gerenciar as equipes que estão rodando com o veículo, cuidar do ativo em si e saber controlar e analisar os dados da telemetria, para usar todas as informações mapeadas a favor da frota e da empresa.
Para que o gestor de frota possa realizar seu trabalho com qualidade, o gerenciamento dos veículos deve ser claro para todas as pessoas da equipe envolvidas no processo. Por isso, é fundamental centralizar dados como: manutenção dos veículos, consumo de combustível, quilometragem, rotas percorridas e velocidades médias.
O bom gestor de frotas tem apoio dos pares, deixa claro as regras da empresa com uma política de frota construída com todos os envolvidos.
Esse pensamento é reforçado pela coordenadora de Frotas no Grupo Sinagro Larissa Vaz Batista Soares. “Toda a reestruturação que tivemos na Gestão de Frotas Sinagro trouxe transparência para os processos e facilidade para os condutores terem acesso ao carro e zelar por ele. Isso contribuiu para a redução de custos com desgastes, e para o principal: o zelo com a vida dos condutores”.
Na Sinagro, atualmente, a frota possui cerca de 500 veículos leves, que são utilizados em sua maioria para a força de vendas. Mas saiba que, independentemente do tamanho da frota, analisar os dados de desempenho de veículos e acompanhar as práticas dos seus motoristas são fundamentais para traçar estratégias para que os automóveis sirvam à empresa com mais eficiência – contribuindo, assim, diretamente para a redução de custos e riscos.
Dia a dia do gestor de frota
☑ | Verificar disponibilidade da frota (manutenção, sinistros, entrada de novos veículos e/ou motoristas) | ☑ | Pesquisar e estar atento às novidades do mercado de frota |
☑ | Acompanhar se a Política de frota está sendo cumprida | ☑ | Se atualizar com relação à legislação de trânsito |
☑ | Acompanhar os custos relacionados à frota | ☑ | Acompanhar a documentação do motorista/carro e mantê-la atualizada |
☑ | Acompanhar a produtividade da frota | ☑ | Acompanhar contratos de serviços relacionados a frota (locação, telemetria, manutenção, etc) |
☑ | Desenvolver processos e indicadores | ☑ | E não menos importante: ficar atento ao mercado, preço de combustível e suas variações por região; condições das montadoras; marcas/modelos disponíveis, novas tecnologias e tendências para o setor. |
Contribuições principais do gestor de frota
A gestão dos ativos é atividade fundamental realizada por um gestor de frota. Os “ativos” são todos os veículos que a companhia possui, sejam automóveis, motos, caminhões, ônibus, utilitários ou até máquinas pesadas, utilizadas em operações agrícolas ou da construção civil.
Para realizar essa gestão de ativos com qualidade, o encarregado precisa controlar três itens básicos dos veículos: as manutenções, os abastecimentos, e os custos – gerados principalmente pelos dois itens anteriores.
De maneira complementar, a gestão da operação logística também é papel do gestor de frota. Isso porque, se não houver planejamento e controle dos trajetos, a empresa pode gastar muito mais com combustível, além de perder tempo no trânsito e precisar de mais recursos, como mais um veículo para dar conta dos transportes no dia a dia.
Ainda, o gestor de frota precisa levantar dados de comportamento de direção do motorista, analisar as ofensas que ele pode ter realizado no trânsito e acompanhar a velocidade que ele costuma trafegar.
Todas essas funções estão relacionadas à telemetria e se voltam para evitar multas e infrações que podem custar caro para a sua empresa e ainda prevenir acidentes de trânsito que possam colocar em risco colaboradores.
O que faz um gestor de frota ser ruim?
- Não se importar com o cumprimento da legislação
- Não deixar claro os direitos e deveres do motorista
- Não ter bom relacionamento com líderes dos motoristas
- Não ter apoio da diretoria e de outras áreas
- Não envolver as áreas para construção de uma política de frota
- Não ter ou monitorar indicadores
- Não acompanhar os custos e oportunidades
- Não se manter atualizado
- Não se preocupar com segurança
- Não se interessar em saber como melhorar os assuntos relacionados à frota
Principais dificuldades da gestão de frotas e como iniciar nessa carreira
Larissa aponta que um dos maiores desafios é desenvolver uma política de frotas compatível com a operação da empresa, e que seja, realmente, aplicada no dia a dia. “Além disso, a política é um documento ‘vivo’, necessita de revisões periódicas. Não adianta ter um documento que estabelece regras se na atuação operacional da área de Frotas não for possível executa”, explica.
Por isso, a política de frotas precisa ser construída envolvendo várias áreas da empresa, como jurídico, RH, segurança do trabalho e também a diretoria, para que, juntos, construam um documento completo.
“No Grupo Sinagro temos a política de frotas aprovada e que o condutor para ter acesso ao veículo precisa apresentar o aceite do documento, porém, reforço que é um desafio diário aplicar todas as condições aprovadas e fazer com que o condutor entenda que ao assumir um veículo da empresa ele concordou com todas as cláusulas da política”, complementa.
Para quem está iniciando na gestão de frotas, Larissa diz que é importante se aprofundar em conceitos relacionados a processos, e nos pilares que orientam a área de frotas, como telemetria, abastecimento, política de frotas, multas, CNH, manutenção e sinistros.
“Assim é possível fazer uma análise do cenário atual e o que é necessário reestruturar, manter ou adequar. Depois desse exercício de premissas, o segundo passo é a construção da política de frotas, que irá resguardar todo o trabalho do frotas junto aos condutores de veículos”, defende.
Com o objetivo de elevar o patamar da gestão de frotas das empresas e proporcionar o crescimento profissional dos gestores, a Localiza desenvolveu o Frotas Experience: uma plataforma exclusiva para clientes Localiza, com palestras, lives, treinamentos, cursos de capacitação on-line e outros benefícios.
Além disso, para ajudar a garantir a segurança dos condutores, dentro da plataforma, há o Programa de Segurança no Trânsito Verde Vida. Ele tem como principal objetivo a valorização da vida e oferece diversos benefícios com foco na redução de acidentes, de multas de mortes no trânsito.