Conscientização de motoristas de frotas e uso de rastreamento veicular são as principais ações de Maio Amarelo para um trânsito seguro.
A campanha Maio Amarelo é uma iniciativa mundial que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de cumprir as leis de trânsito e adotar comportamentos seguros na direção, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e suas consequências.
Durante o mês de maio são realizadas diversas ações de conscientização, como palestras, campanhas educativas, blitzes, entre outras atividades. O símbolo da campanha é um laço amarelo, que representa a atenção e a prevenção necessárias para um trânsito mais seguro.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito, e outros 50 milhões ficam feridos ou incapacitados. Além disso, os acidentes de trânsito geram custos elevados em tratamentos médicos, perda de produtividade e danos materiais.
Entre as medidas preventivas que a campanha destaca estão o uso do cinto de segurança, do capacete, a não utilização do celular ao volante e o alerta aos perigos de combinar álcool e direção.
De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2020 foram registrados mais de 180 mil acidentes de trânsito nas rodovias federais do país, com um total de mais de 20 mil mortes e cerca de 160 mil feridos.
No Brasil, a campanha Maio Amarelo acontece desde 2014 e ganhou grande adesão em diversos municípios, envolvendo órgãos governamentais, empresas, organizações não governamentais e a sociedade em geral.
Acidentes em frotas empresariais
As frotas empresariais são compostas por veículos que são utilizados para diversas finalidades e que, geralmente, percorrem longas distâncias ou passam muito tempo circulando no trânsito, expondo os motoristas e outros colaboradores a diversos riscos.
Os acidentes de trânsito com veículos de frotas são uma das preocupações dos gestores, pois trazem prejuízos financeiros e reputacionais para as empresas, além de impactarem diretamente na segurança dos motoristas e demais usuários das vias.
Rastreamento Veicular e Telemetria como ferramenta de redução de acidentes
As principais formas de reduzir os números de acidentes com os veículos das frotas empresariais são a manutenção regular dos automóveis, treinamentos e capacitação dos motoristas com foco em direção defensiva, a implementação de uma política de frotas e de bons hábitos ao volante.
Porém, algumas vezes, os gestores de frotas enfrentam dificuldades em identificar quais os fatores de riscos são mais frequentes em sua equipe e, consequentemente, não conseguem encontrar soluções assertivas para a redução de acidentes.
Diante deste cenário, o uso de plataformas de rastreamento veicular permitem que as empresas monitorem seus veículos em tempo real, coletando informações sobre localização em tempo real, o comportamento dos motoristas na direção e controle de velocidade.
Com base nessas informações, o gestor de frotas pode analisar e desenvolver treinamentos, políticas de frotas e comportamentos na direção, bem como criar e receber alertas por emails.
Mobi7 e Maio Amarelo
Com o objetivo de colaborar com um trânsito mais seguro com soluções inteligentes e atuando constantemente para facilitar a vida de gestores de frotas, a Mobi7 elaborou uma série de materiais e ações de conscientização voltadas para a campanha Maio Amarelo.
Siga nossas redes sociais e nosso blog para acompanhar todas as notícias sobre o Maio Amarelo na Mobi7 e ajude a manter o trânsito seguro para todos.