Multas de trânsito: conheça as mais comuns e como evitá-las na sua frota

Muito presentes na rotina dos gestores de frota, as multas de trânsito mais comuns podem ser evitadas para reduzir os custos operacionais

Por Mobi7

2021

Blogpost | Mobi7

As frotas empresariais exigem um acompanhamento preciso e recorrente para que alcancem o seu melhor desempenho. O uso de uma solução de telemetria, auxilia na previsibilidade e gestão de muitos fatores presentes na rotina de um gestor de frotas, mas, imprevistos podem acontecer no percurso dos motoristas e acarretar custos extras para a empresa.

É o caso da aplicação de multas!

Mesmo que o motorista seja responsável por pagar a multa de trânsito, a companhia pode ter custos dependendo da gravidade da multa, do contrato de trabalho exercido pelo motorista e da identificação do condutor para monitoramento de pontos da CNH.

A melhor maneira de evitar multas de trânsito na sua frota é investindo tempo no treinamento de seus motoristas e estruturando uma Política de Frotas consistente que explique todas as consequências de uma multa aplicada ao conduzir um veículo empresarial. Inclusive, temos um modelo exclusivo de Política de Frotas prontinho pra você!

Para saber como agir quando uma multa é aplicada e como evitar penalidades por infrações de trânsito, precisamos entender quais os comportamentos que mais ocasionam multas.

Dados do último anuário estatístico do trânsito, divulgado pelo Detran-PR em 2019, mostram que mais de 3,7 milhões de infrações são registradas por ano apenas no Paraná. Dessas, mais de 700 mil são de natureza gravíssima, que em 2021 tem preço base fixado em R$ 293,47.

Conheça as infrações de trânsito mais comuns

Para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as multas de velocidade aparecem como infrações mais comuns, tanto as de natureza média quanto as graves, que ocupam primeiro e segundo lugar na lista. O dado é alarmante, uma vez que sabemos que lesões causadas por acidentes de trânsito já foram a principal causa de óbito em crianças e jovens entre 5 e 29 anos, de acordo com o Relatório Global da OMS

O terceiro lugar da lista de infrações mais comuns fica com o tráfego em local ou horário proibido, seguido por carros que ultrapassam o sinal vermelho, em quarto lugar.

Principais infrações em frotas de veículos

As frotas empresariais também são impactadas diretamente pelas infrações mais comuns e pelas multas que tem relação direta com o comportamento de seus condutores. Com o fluxo do dia a dia operacional, multas como uso de celular e estacionar ou parar em locais de forma inadequada ou proibida estão entre as principais infrações de trânsito das frotas empresariais. 

Os gestores de frota também precisam ficar atentos a pontos mais específicos das suas frotas e às legislações vigentes para evitar multas de excesso de peso do ativo ou autuações por mau estado de conservação do veículo.

Boas práticas que podem evitar multas na sua frota

Sabendo que as principais infrações são relacionadas ao comportamento do motorista, invista em treinamentos e incentivo às boas práticas dos seus condutores. Para isso, você pode fazer o download gratuito do Manual do Motorista, que a Mobi7 preparou para ser um guia de consulta e boas práticas que deve estar sempre ao alcance da sua equipe. 

Além disso, é importante considerar uma forma de acompanhar a maneira com que seus motoristas conduzem a frota e reconhecer as atitudes daqueles que tem o melhor desempenho. Você já pensou em desenvolver um programa de recompensas internamente?

Para acompanhar o desempenho de seus veículos e garantir o funcionamento da sua frota nas rodovias, você pode acompanhar as manutenções preventivas da frota ou adotar uma solução de gestão de frotas, como a da Mobi7, que te dá acesso a dados precisos sobre o desempenho da frota.

Além de acompanhar de perto seus condutores e veículos, é preciso saber sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e se manter atento às suas atualizações. A Lei nº 14.071 entrou em vigor em abril deste ano e as mudanças podem ter impacto direto no seu gerenciamento de frotas. Procure entender melhor o que muda no CTB e quais os novos prazos para renovação de CNHs, novos limites de pontuação, entre outros.

×