Assim como ter controle do abastecimento e das manutenções, pensar nas rotas do dia a dia da operação que está na rua faz toda a diferença no final do mês!
As rotas de entrega estão presentes na rotina de qualquer empresa, seja para levar produtos até o estabelecimento dos clientes, transportar matéria-prima da indústria entre uma planta e outra, ou simplesmente realizar visitas para prestar um serviço. E nesta rotina de empresas que utilizam veículos, planejar as rotas de entrega de forma inteligente é um dos principais desafios do Gestor de Frota.
Faz parte da função de gerenciamento dos veículos manter uma comunicação aberta e clara com a equipe de motoristas e acompanhar os principais indicativos de produtividade dos veículos, com o objetivo de fazer a empresa reduzir os custos da operação ou ainda produzir mais valor com este fluxo de trabalho, ou seja, aumentar a produtividade da frota.
Além disso, o Gestor de Frota tem um papel importante na contribuição para um trânsito mais seguro. Inclusive, temos um conteúdo específico sobre o papel dos Gestores de Frota para um trânsito mais responsável no blog.
E para que o Gestor de Frota atinja as metas de produtividade daqueles veículos que estão diariamente rodando pelas cidades e estradas, o planejamento das rotas de entrega é muito importante e está diretamente ligado à gestão da operação como um todo. Por isso, em algumas companhias este papel também é realizado em conjunto com o Gestor de Operações.
Produtividade x rota de entrega
A produtividade trata da relação entre os meios, os recursos utilizados e o produto final, e está diretamente ligada à eficiência daquele negócio.
Portanto, falar sobre produtividade na Gestão de Frotas envolve a capacidade de realizar um trajeto em determinado tempo, utilizando um veículo guiado por um motorista, para atingir o objetivo final, que pode ser uma entrega ou uma visita realizada.
Criar uma rota de entrega eficiente contribui de diversas formas: traz mais organização e preparo, porque permite maior previsibilidade e deixa os colaboradores cientes de onde e como devem ir; mais eficiência, porque reduz o tempo de trajetos entre um ponto e outro; e mais economia, porque permite que menos dinheiro seja gasto com combustível em trajetos duplicados.
O Blog da Localiza Gestão de Frotas fala um pouco mais sobre estes benefícios e ensina como montar rotas de entregas mais eficiente.
Produtividade x delimitação geográfica
Para melhorar a produtividade da sua frota, outro grande aliado pode ser a delimitação geográfica, também conhecida como cerca geográfica ou geocerca. Essa funcionalidade tem como objetivo dar à sua empresa a segurança sobre a localização dos seus veículos.
A delimitação geográfica é uma ferramenta útil para evitar acidentes, já que é possível definir uma velocidade máxima em determinados trajetos, mesmo que a velocidade legal da via seja acima da desejada pelo gestor da frota. Ela é uma maneira de monitorar as operações diárias de sua frota, e você ainda pode utilizá-la de forma a priorizar o atendimento ao seu cliente, avisando-o quando a entrega está próxima da sua residência, por exemplo. No caso de veículos que fazem grandes trajetos, entre uma cidade e outra, ela ainda garante que ninguém saia da rota planejada buscando uma estrada alternativa.
As delimitações geográficas podem ser facilmente criadas na ferramenta Mobi7. Não há limite para o número e as formas de cercas geográficas, e você pode receber alertas em tempo real, por e-mail, quando um automóvel entra e sai de determinado ponto, área ou rota.
Levantando indicadores de tempo, quilometragem percorrida e gastos com combustível, o sistema de telemetria da Mobi7 oferece as informações necessárias para que o Gestor de Frota adote as melhores estratégias de rotas e garanta uma alta produtividade dos seus veículos.
Ficou interessado em saber mais sobre a nossa ferramenta? Clique aqui e agende uma demonstraçao para conhecer mais sobre as soluções Mobi7 Localiza que serão suas aliadas na Gestão de Frotas.