A empresa conscientizou seus condutores por meio de um programa de recompensas que garantiu notas acima de 80 para mais de 70% da sua frota
Melhorar a forma de direção dos motoristas é um grande desafio para qualquer empresa que possui uma frota de veículos. No caso da Transportadora Urano, não é diferente! Presente no mercado paranaense de transporte de carga fracionada desde 1985, a companhia já se preocupa com o comportamento de direção dos seus condutores há alguns anos, desde que um dos seus caminhões próprios tombou na BR 376, entre Paraná e Santa Catarina, em 2018.
Nós já contamos esta história aqui no nosso blog, quando falamos sobre como a Transportadora Urano economiza 5% em abastecimento dos caminhões com velocidade controlada.
Em maio de 2021, a Urano foi convidada para um Webinar realizado pela Mobi7 sobre o tema “Como engajar seus motoristas para ter uma frota segura e motivada”. Neste evento online e gratuito Geison Valoski, sócio proprietário da Transportadora Urano, contou como sua empresa trabalhou durante este intervalo de tempo para ir além da economia de combustível e criar uma relação de confiança com a equipe de condutores, por meio de um programa de recompensas.
Conheça mais sobre esta história no texto abaixo, boa leitura!
O programa de recompensas que deu certo!
A Transportadora Urano tem uma frota de cerca de 30 veículos pesados, já que tem o foco em operações logísticas de cargas fracionadas em Curitiba e Região, Santa Catarina e Espírito Santo. Desde o acidente com um de seus caminhões, a empresa passou a monitorar o comportamento de direção dos seus motoristas, e esse é um dos fatores essenciais para estruturar um bom programa de recompensas!
A empresa começou a utilizar a telemetria em 2017 e, ao longo dos anos, foi realizando essa aproximação com seus motoristas aos poucos. A cada dia que passava, a construção do relacionamento entre a equipe de gestão e o time de campo foi se fortalecendo, e a companhia passou a ter cada vez mais conhecimento da sua própria frota. “Junto a isso, o trabalho de telemetria proporcionou uma visão muito mais clara sobre quem estava dirigindo bem ou mal na nossa equipe. Eu costumo falar que, para a Urano, é como se existisse uma vida antes da telemetria e outra, completamente diferente e melhor, depois da telemetria”, relata Geison Valoski, sócio proprietário da Transportadora Urano.
Em 2019, a empresa deu início ao seu primeiro formato de programa de recompensas. No início, a estrutura era bem mais enxuta do que é hoje, mas desde sempre e graças ao bom relacionamento, os colaboradores tiveram uma boa adesão. “A aderência dos motoristas já era boa naquela época e nos rendeu uma melhora nos nossos resultados, mesmo com premiações mais simples, com uma média de custo de R$ 200,00, como um kit churrasco, por exemplo”, comenta.
Ao longo dos anos, a transportadora percebeu que os motoristas engajados com o programa estavam cada vez mais engajados, com suas notas de direção lá em cima durante meses, o que não acontecia da mesma maneira com um percentual menor de condutores que não viam tanto valor no programa.
Isso fica mais claro quando visualizamos o gráfico abaixo, que mostra que nos últimos 12 meses 77% da frota (21 veículos) apresentaram um comportamento ótimo ao volante, com notas acima de 80. Mas, no mesmo período, três veículos (que correspondem a 11% da frota) apresentaram uma performance bem mediana, com notas entre 60 e 80. E outros três condutores apresentaram uma média realmente baixa, demonstrando comportamento agressivo de direção, com notas abaixo de 60.
Por isso, é importante olhar e analisar todos os dados de forma consciente – não verificar apenas o resultado que está dando certo ou se contentar quando a maioria dos condutores está agindo de forma correta no trânsito. Até porque, quando a minoria dos motoristas não está bem, estes veículos podem acarretar problemas no trânsito e potencialmente graves problemas, principalmente quando nos referimos à uma rotina de viagens pelas estradas do Brasil.
Os 3 passos para engajar motoristas
Durante o Webinar realizado neste maio amarelo, junto com Geison Valoski, participaram da conversa Camilla Gusi, analista de Sucesso do Cliente da Mobi7 Localiza, e Geferson Pereira, técnico de Segurança do Trabalho da Localiza. No bate-papo, os convidados dissertaram sobre os três principais passos para criar uma relação de engajamento com os condutores da frota.
Os 3 passos para engajar os motoristas são:
1. Conhecer seu time de motoristas
O primeiro passo de todo processo de crescimento e mudança é começar olhando para dentro, com a nossa frota, os nossos veículos, a nossa equipe. Neste caso, além de conhecer bem como a sua frota roda, de forma geral, você precisa conhecer melhor ainda quem a conduz.
Quem são as pessoas que estão diariamente enfrentando o trânsito intenso da cidade ou os trajetos remotos das estradas, em nome da sua empresa? Quais são as atitudes que essas pessoas tomam enquanto estão dirigindo? E por que elas fazem isso?
Para entender a sua equipe, é essencial desenvolver um acompanhamento de ergonomia, que é um conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho.
2. Levantar e analisar dados de comportamento de direção
Avaliar o comportamento de direção dos motoristas é um dos fatores essenciais para estruturar um bom programa de recompensas! Isso pode ser feito de forma fácil e rápida por uma ferramenta de telemetria.
No caso da ferramenta da Mobi7, nosso sistema faz o mapeamento da quantidade de ofensas de trânsito realizadas por cada motorista ao longo de um mês. Frenagens, acelerações e curvas bruscas, e o excesso de velocidade durante qualquer trajeto caracterizam as ofensas mapeadas pela tecnologia. Ao final do período, a mágica acontece quando a plataforma atribui notas de direção a cada condutor.
Com isso, a equipe de gestão de frotas consegue facilmente identificar quem está dirigindo de acordo com as orientações da empresa ou não, e corrigir o problema com o acompanhamento mais próximo desse colaborador, por meio de treinamentos e etc.
3. Construir um programa de recompensas que seja acessível e eficaz
Depois de conhecer sua equipe de motoristas e ter dados suficientes para saber como cada um deles está dirigindo, é hora de oferecer exatamente o que seu colaborador mais quer ganhar para incentivá-lo a atingir suas metas de direção.
Com o bom relacionamento construído com os seus condutores, a equipe de gestão de frotas consegue saber claramente o que mais vai deixar o motorista feliz, uma recompensa que vai tocar o coração dele e convencê-lo a dirigir melhor todos os dias.
E esse programa pode ser estruturado em diferentes níveis dentro da empresa, seja com metas individuais, metas de equipe ou metas para a companhia toda, por que não?
Ficou curioso para assistir o bate-papo completo? O vídeo do Webinar “Como engajar seus motoristas para ter uma frota segura e motivada” está disponível em nosso canal do Youtube!