Muito além de saber quanto custa um serviço de rastreamento veicular, precisamos estar atentos às informações que podem ser obtidas por um rastreador e como a telemetria pode ser sua aliada na gestão de frotas
Na hora de contratar um serviço de rastreamento veicular ou telemetria, muitas dúvidas podem surgir, seja você um Gestor de Frotas ou um motorista profissional. Por mais que pareça simples, a resposta para a pergunta “quanto custa um rastreador veicular” não é tão direta assim. Vamos entender melhor sobre isso neste conteúdo, boa leitura!
Para entender qual é o melhor serviço de rastreamento para a sua necessidade, devemos levar vários fatores em conta, como os diferentes conceitos, o principal propósito, as ferramentas disponíveis no mercado e suas funcionalidades.
Por isso, é fundamental começar sabendo qual o seu objetivo com a implementação de um rastreamento veicular.
São muitas as diferenças entre rastreadores para carros particulares e frotas de veículos empresariais. Enquanto no primeiro cenário é possível optar por opções de entrada, que fornecerão dados sobre geolocalização e facilitarão a localização dos veículos em caso de roubos, na Gestão de Frotas o serviço de rastreamento veicular pode ser muito mais completo, fornecendo dados que otimizem rotas e deem segurança ao seu negócio.
Por mais que se tratem de objetivos diferentes, é comum que o rastreamento veicular e a telemetria sejam confundidos. E por isso é tão importante conhecer a diferença entre eles.
Rastreamento veicular ou telemetria: o que escolher?
Como o próprio nome indica, o rastreamento veicular consiste em fornecer dados da localização dos veículos e monitorar esses dados em tempo real. São dois modelos principais de rastreamento:
– O GPS/GPRS, modelo mais utilizado que mantém comunicação com uma rede de satélites onde 24 satélites distribuídos na órbita terrestre enviam sinais ao módulo GPS que calculam a longitude e a longitude. Após o cálculo, esses dados são enviados via rede de telefone celular (GPRS);
– A radiofrequência, modelo onde a posição será calculada pela triangulação das ondas de rádio que captam e enviam sinais para redes de antenas receptoras em regiões pré-determinadas.
Com um dispositivo rastreador veicular é possível informar a localização da frota e isso oferece segurança para o dono ou condutor do veículo. Quando falamos em Gestão de Frotas, o rastreamento é uma ferramenta básica, que dará ao Gestor informações sobre o trajeto realizado por aquele carro, mas não vai além disso.
Ao lidar com a gestão de uma frota completa, é preciso entender dados muito mais aprofundados sobre o desempenho dos veículos e o comportamento de direção dos condutores, e é aí que passamos a falar da telemetria.
Apesar de seguir o mesmo princípio de segurança do rastreamento, na telemetria é possível ter uma análise muito mais profunda sobre a frota. Os dados fornecidos pela telemetria vão permitir que o Gestor de Frotas tome decisões muito mais assertivas, uma vez que analisa os veículos (com consultas completas sobre mecânica, abastecimento, localização, rotas, entre outras) e os condutores (compilando dados de desempenho, direção defensiva, frenagens, etc)– e ainda permite que esses dados sejam cruzados para fornecer análises ainda mais poderosas sobre produtividade da frota.
Qual o melhor rastreador veicular?
Independentemente da sua escolha entre rastreamento, telemetria, ou ambos, será necessário instalar um dispositivo eletrônico nos veículos que serão monitorados. Novamente, a decisão sobre qual o melhor rastreador veicular vai depender muito do cenário que sua frota se encontra e quais os objetivos desses serviços no seu negócio.
É essa definição que poderá orientar a aquisição do dispositivo de rastreamento – a partir da decisão entre rastreamento ou telemetria você poderá saber qual o melhor local para a instalação do dispositivo, como funciona a cobrança pelo funcionamento deste rastreador e quais as conexões necessárias para o perfeito funcionamento.
Saber exatamente quais informações você procura analisar a partir do rastreamento também está diretamente ligado ao investimento necessário. Por mais que buscas na internet retornem resultados para “rastreamento veicular grátis” ou você procure por rastreamento veicular sem mensalidade, saiba que essas modalidades geralmente são muito simples e estarão atreladas a um plano de telefonia ou de rede celular, necessária para enviar o comando para solicitar coordenadas do veículo – ao contrário de um sistema de rastreamento veicular ou telemetria, que fornece informações em tempo real.
Por último, mas não menos importante, é fundamental ficar atento à regulamentação na hora de adquirir um rastreador veicular. O equipamento precisa ser homologado pela Anatel e a empresa precisa garantir que as informações fornecidas sejam reais e atualizadas para que os indicadores de Gestão da Frota sejam reais.
Esta publicação te ajudou a entender melhor quais os tipos de serviço de rastreamento veicular existentes no mercado e porque é importante contar com uma empresa de rastreamento para a sua frota?
Clique aqui e agende uma demonstração para conhecer mais sobre as soluções Mobi7/Localiza que serão suas aliadas na Gestão de Frotas.