Controlar e administrar os cuidados periódicos pode reduzir custos e prevenir acidentes
Quando se fala em frota, uma das principais preocupações são as manutenções! A falta de cuidados preventivos e periódicos pode gerar custos inesperados e, em casos mais graves, acidentes. Para evitar qualquer tipo de transtorno, o ideal é realizar um acompanhamento constante, monitorando os principais indicadores de manutenção de frota.
Para facilitar a tomada de decisão dos gestores, o sistema de telemetria da Mobi7 possui um módulo específico de manutenção de veículos.
Além disso, reunimos aqui os principais índices para ficar de olho e não deixar passar nenhum prazo. Afinal, uma manutenção corretiva custa muito mais que uma preventiva, não é mesmo?
Confira abaixo!
Tenha todos os indicadores sob controle
Cada modelo e marca de veículo possui um plano de manutenção próprio, mas, por padrão, a manutenção preventiva – também conhecida como revisão – deve ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses, caso a quilometragem não seja atingida nesse intervalo de tempo.
Mas para uma frota esse controle pode se tornar mais difícil sem o acompanhamento por meio de ferramentas e sistemas, como o da Mobi7. Como sugestão, Jorge Lucavei, gerente de Produto e Sucesso do Cliente na Mobi7, listou três indicadores de acompanhamento:
1. Manutenções dentro do prazo, próximo do vencimento e vencidas
Esse controle é para facilitar o dia a dia do gestor de frotas e é muito importante para ter uma visão geral de como estão os ativos. Além disso, por meio desse indicador, é possível criar estratégias para melhorar o desempenho da frota e reduzir custos.
“Outro ponto importante é a segurança dos condutores e das demais pessoas. A manutenção pode evitar acidentes”, alerta Jorge.
2. Quantidade de manutenções
corretivas x preventivas
Analisar esse dado também é uma ótima estratégia para reduzir custos, considerando que a manutenção preventiva representa muito mais economia e segurança para a empresa.
Caso o número de manutenções corretivas seja mais alto que as preventivas, vale a pena avaliar se não é hora de renovar a frota.
3. Acompanhamento dos custos de manutenção
Para entender a origem das despesas e buscar formas de reduzi-las, avaliar a média de custo por manutenção e o gasto total por período é extremamente importante.
Esse indicador também pode ser útil na hora de realizar parcerias com fornecedores, para buscar preços mais atrativos.
Automatização das manutenções preventivas
A plataforma de gestão de frotas da Mobi7 possui todos esses e muitos outros controles de manutenção preventiva, e o melhor: de forma automatizada.
Por exemplo, quando a data da manutenção preventiva está próxima, o sistema envia um alerta para o gestor de frotas e para o motorista, para que ninguém esqueça do agendamento.
Além disso, a ferramenta ainda permite registrar todos os itens que foram revisados em cada veículo e quanto custou cada manutenção, facilitando o controle de gastos e mantendo um histórico de vida dos automóveis.
Clique no botão abaixo e agende uma demonstração da plataforma, gratuita e sem compromisso!